Projeto Horta Escolar do Campus Laranjeiras do Sul encerra as atividades do ano de 2014

Publicado em: 26 de novembro de 2014 07h11min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 14h01min

A segunda fase do projeto de extensão “Horta escolar: ambiente de interação, aprendizagem e saúde alimentar” da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul encerrou as atividades em 2014 com elaboração de uma horta na Escola Municipal Água Verde. Durante o projeto, alunos de educação básica de escolas do município aprenderam noções sobre hortas e meio ambiente.

O projeto de extensão foi desenvolvido em uma ação conjunta entre a prefeitura de Laranjeiras do Sul e os cursos de Agronomia e de Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura. Durante o projeto foi possível trabalhar nas áreas de Educação e Matemática, proporcionando aos alunos contato com todas as fases do plantio.

Para o professor Rubens Fey, “este contato incentiva os alunos das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil a ter uma horta em casa, com envolvimento de pais, alunos, professores e funcionários das escolas”.

Durante o ano de 2014 o projeto atendeu cinco escolas municipais: Água Verde, Teotônio Vilela, Raquel de Queiroz, Aluisio Maier e Valdemar Antonio R. de Oliveira. Também participaram três Centros de Educação Infantil: Divina Providência, Jardim Alvorada, e Emilia Cesca Alberti.

Para a diretora da Escola Municipal Água Verde, Elizel Burei, “as crianças aprendem o quanto é importante uma alimentação saudável, a preservação do meio ambiente, de onde vem os alimentos, além de enriquecer a merenda escolar, já que os produtos vão ser consumidos na escola.”

Como o projeto vem sendo desenvolvido ao longo de 2014, já foi possível colher os alimentos plantados, além da utilização dos espaços para aulas práticas.