Projetos do Campus Laranjeiras do Sul promovem oficina de processamento de frutas cítricas

Publicado em: 08 de junho de 2015 08h06min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 09h01min

Na quarta-feira (03) foi realizada na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul oficina de processamento de frutas cítricas, no Laboratório de Engenharia de Alimentos. A atividade foi proposta e executada por membros dos projetos de extensão “Circuitos em Rede: ações de articulação para a comercialização de alimentos ecológicos na região Centro-Oeste do Paraná”, “Apoio Tecnológico para o desenvolvimento de Agroindústrias Regionais” e “Grupo de Estudos e Extensão em Comercialização e Agroecologia”.

Além dos projetos de extensão da UFFS, colaboraram na organização da oficina o Núcleo da Rede Ecovida de Agroecologia e do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro). O objetivo do curso foi capacitar agricultores familiares em processamento de frutas cítricas para produção de sucos, polpas, sorvetes e picolés.

Conforme a Nutricionista da UFFS, Larissa Costa, a iniciativa é excelente, pois “valoriza a utilização de alimentos regionais, que embora sejam ricos nutricionalmente, muitas vezes são subutilizados”. Na oficina foram repassadas técnicas adequadas de manipulação dos alimentos, fato que ampliará o alcance de novos mercados para estes produtos. Além disso, destaca Costa, “com o conteúdo repassado na oficina os agricultores têm condições de elaborar os produtos e comercializá-los. Eles tendem a sentirem-se muito mais valorizados. Muitos deles estão fazendo planos de iniciar a produção para comercialização”.

Conforme o agricultor Daniel Passos a atividade foi muito importante. "Não imaginávamos que a UFFS poderia auxiliar tanto os produtores e percebemos que de fato isso acontece. Já iniciamos na nossa propriedade uma pequena produção de suco de uva e de pêssego, mas não dominávamos a técnica. Com a oficina, aprendemos novos procedimentos e vamos ampliar nossa produção também utilizando as frutas cítricas”, afirma Passos.