Seminário Cecampo inicia no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 21 de agosto de 2014 08h08min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

Iniciou nesta quinta-feira (21) o Seminário Centro de Educação do Campo (Cecampo) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul. As atividades do seminário seguem até a sexta-feira(22). A abertura aconteceu no auditório do Bloco A e contou com a participação de alunos, professores, técnico-administrativos e comunidade externa.

O tema da palestra de abertura foi “A universidade popular e o papel do Cecampo”, ministrada pelo professor Gracialino da Silva Dias. O professor fez algumas reflexões em torno da Educação do Campo, como um dos principais desafios na definição do papel do Cecampo.

Dias comentou que “o Cecampo objetiva assegurar uma maior organicidade do projeto da Universidade com o projeto de desenvolvimento da região que passa pelo desenvolvimento das condições de vida das populações camponesas. O Cecampo é um centro para potencializar a concepção de uma universidade articulada com o desenvolvimento científico, tecnológico e regional, cuja materialidade é o desenvolvimento socioambiental, o desenvolvimento que assegure qualidade de vida para as pessoas”.

As atividades de hoje seguem com as palestras "Modelos em confronto no campo, Universidade Popular e Cecampo” com Horácio Martins de Carvalho da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e “Intercâmbio de experiências: Universidades de Cuba” com os professores Maria Irene Nalbin Arias, reitora da Universidade Agrária La Habana – UNAH e David Luiz Pagán Mirabal, também da UNAH. A noite acontece a palestra “Experiências educação popular dos movimentos sociais” com Ana Terra da Escola Nacional Florestan Fernandes.