UFFS – Campus Laranjeiras do Sul participa do lançamento da campanha “Prefira Alimentos Orgânicos”

Publicado em: 15 de agosto de 2014 08h08min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

Nesta quinta-feira (14), foi realizado o lançamento da campanha "Prefira Alimentos Orgânicos", na Praça José Nogueira Amaral (Praça do Laranjinha), em Laranjeiras do Sul. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul participou da atividade fornecendo apoio e assessoria ao projeto através do Grupo de Estudos e Extensão em Comercialização e Agroecologia (Geeca) e do Núcleo de Estudos em Cooperação (Necoop).

O lançamento da campanha pelo consumo de alimentos orgânicos contou com uma festa na Feira Agroecológica e com a apresentação do Coral da UFFS.

"A gente tem percebido que ações de conscientização são bem-vindas, e que parte dessa conscientização passa por eventos que possam promover o consumo de alimentos orgânicos. A ideia é marcar esta campanha com o evento de hoje, para fortalecer a orientação de que as pessoas se alimentem melhor, consumam alimentos orgânicos, que são abundantes na região, mas que nem sempre chegam à mesa das pessoas", afirma o professor Tiago da Costa, que atua no Geeca.

Além da festa de lançamento, foi apresentado um outdoor e distribuídos panfletos nos arredores da feira agroecológica. "O grupo se reuniu e elaborou um material, destinado à população, explicando o que é o produto orgânico, qual sua forma de cultivo, e também a questão cultural e social que existe por trás disso", conta a estudante Micheli Becker, da 8ª fase do curso de Engenharia de Aquicultura e integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões e Saberes, Políticas Públicas e Agroecologia.

"A expectativa é a gente divulgar os produtos orgânicos e parte do nosso trabalho, principalmente os lácteos, que agora estamos lançando no mercado. E divulgar para a cidade o que é o produto orgânico e os produtos que a gente já tem na região", conta Sheila Brandão, técnica da Cooperativa Agroindustrial 8 de Junho (Coperjunho) e uma das organizadoras da campanha.

Para Sheila, a aceitação dos consumidores tem sido boa. Fato confirmado pela dona de casa Adriana Ribeiro, que foi à feira comprar hortaliças e pretende voltar mais vezes. "Pretendo comprar sempre porque é gostoso e mais saudável, já que tem menos agrotóxicos", opina a consumidora.

A campanha "Prefira Alimentos Orgânicos" é uma realização da Coperjunho e conta com o apoio da UFFS, Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), cooperativas de crédito Cresol e Crenhor, e Núcleo da Rede Ecovida Luta Camponesa.