UFFS - Campus Laranjeiras do Sul realiza Audiência Pública preparatória para a II COEPE

Publicado em: 17 de outubro de 2016 12h10min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 11h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realiza, nesta semana, Audiência Pública preparatória para a II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE). O evento acontece na quinta-feira (20), no Hall do Bloco A, a partir das 19h. Toda comunidade acadêmica e regional é convidada a participar e apresentar suas demandas.

A Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS (COEPE) é um evento que visa promover e fortalecer os espaços de participação da comunidade acadêmica e regional na definição das políticas, diretrizes e ações que devem orientar o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Cultura da UFFS.

A diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, explica que “o objetivo é avaliar aquilo que a UFFS construiu, em termos de Ensino, Pesquisa e Extensão, desde que ela foi criada até este momento, além de envolver a comunidade no processo preparatório da II COEPE”.

A diretora lembra que “em 2010 aconteceu a I COEPE, oportunidade em que as comunidades acadêmica e regional apontaram quais seriam as diretrizes da UFFS nas três áreas afins. Desta forma, entendemos que agora é fundamental que a comunidade continue participando para saber se aquilo que foi demandado na época está sendo implementado e, caso não esteja, nos ajudem a redirecionar”, comenta Janete.

A diretora comenta ainda sobre a oportunidade que a comunidade tem para apresentar suas demandas e expectativas em relação à Instituição. Segundo Janete, “é um momento importante para que toda comunidade acadêmica e da região do Território da Cidadania Cantuquiriguaçu e seus entornos nos ajude a pensar a respeito do que a UFFS já vem fazendo e no que ela pode melhorar em relação ao ensino, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, propostas de novos cursos, na Extensão e na Pesquisa. É desejável que participem professores das escolas, pais dos nossos estudantes e daqueles que serão nossos alunos, servidores, acadêmicos, movimentos sociais, todas as associações, entidades empresariais, associações de bairros, grupos, movimentos que quiserem e tiverem interesse em discutir a atualidade e o futuro da UFFS”.

Durante a audiência serão apresentados os números da UFFS relacionados ao Ensino, Pesquisa e Extensão e, posteriormente, haverá um momento para discussões e para definição dos fóruns temáticos que farão parte da II COEPE. Conforme Janete, “Esses fóruns constituem-se de espaços para debater assuntos de interesse da comunidade e que tem relação com a Universidade, temos algumas propostas, mas outros poderão ser sugeridos durante a Audiência Pública”.

Dentre as sugestões de fóruns temáticos para a II COEPE, tem-se até o momento as seguintes propostas:

Agricultura familiar e agroecologia; Consolidação e expansão; Direitos Humanos e cidadania; Educação Básica; Educação popular e democrática; Inclusão e Ações Afirmativas; Integração acadêmica, currículo e interdisciplinaridade; Meio Ambiente e sustentabilidade; Mobilidade acadêmica e internacionalização; Saúde Pública; e Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.