UFFS promove lançamento de novo Mestrado na próxima quinta-feira (31)

Publicado em: 28 de março de 2016 08h03min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 16h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul lança na quinta-feira (31) um novo Mestrado que será ofertado no Campus Laranjeiras do Sul a partir do segundo semestre de 2016. O lançamento acontece no Auditório do Bloco A, a partir das 14h.

O Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL), que foi aprovado pela Capes no final de 2015, tem como área de concentração "Biociência e Tecnologia de Alimentos". O curso está dividido em quatro linhas de pesquisa: Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos; Microbiologia e bioprocessos; Análise de alimentos e química de processos verdes; e Processos e modelagem matemática aplicada a alimentos. No momento da inscrição, o candidato deve optar por uma das linhas.

Trata-se do segundo curso de Pós-Graduação stricto sensu, em nível de Mestrado, ofertado no Campus Laranjeiras do Sul e décimo primeiro em toda UFFS.

O PPGCTAL visa desenvolver conhecimentos, tecnologias e práticas inovadoras que promovam a segurança alimentar e nutricional, a saúde e a qualidade de vida. Por meio de uma sólida e ampla formação, pretende-se formar profissionais de alto nível acadêmico em condições de contribuir com o desenvolvimento regional e com a solução dos problemas que envolvem o campo da nutrição humana em nossa sociedade. Além disso, objetiva capacitar e qualificar pesquisadores, docentes e profissionais na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos para atuação em setores de atividades relativas à temática.

O coordenador do curso, Luciano Tormen, salienta que "os profissionais formados no curso terão condições de contribuir para a valorização das matérias-primas regionais e nacionais e a aplicação dos conhecimentos científicos para o desenvolvimento de produtos e processos de transformação e agregação de valor de produtos alimentícios".

Conforme o coordenador, este é o primeiro curso nesta área, em nível de Mestrado, ofertado na região, e, por isso, são muitas as expectativas. De maneira geral, Tormen destaca que "é uma oportunidade para os profissionais já formados na área aperfeiçoarem seus conhecimentos. Além disso, o Mestrado possibilita a produção científica de alto nível, melhorando a inserção da UFFS e de seus docentes no mundo científico, contribuindo para o fortalecimento da Instituição. O curso possibilitará, ainda, a apresentação de soluções para problemas regionais e nacionais referentes às ciências de alimentos, entre outros benefícios que certamente apresentará."

Edital de Seleção e início das aulas

O processo seletivo para ingresso de alunos já está disponível através do Edital Nº 255/UFFS/2016. São disponibilizadas até 20 vagas, e o período de inscrições é de 1º de abril a 10 de maio de 2016. As aulas da primeira turma devem iniciar em agosto de 2016. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (42) 3635 0014.