Veteranos e calouros de Aquicultura limpam açude como forma de integração em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 21 de março de 2014 08h03min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 09h01min

Na última semana, alunos veteranos e calouros do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realizaram a limpeza de um açude como forma de integração. A atividade foi acompanhada pelo professor Marcos Weingartner.

A iniciativa da atividade prática foi dos próprios alunos veteranos do curso. "A ideia surgiu de uma despesca final, atividade de um projeto de extensão no ano passado, em que tivemos que limpar o açude. Com isso, tivemos a ideia de fazer a mesma atividade com os calouros, para eles terem contato direto com a parte prática do curso", conta Naiara Melo, 23, aluna da 7ª fase do curso de Engenha de Aquicultura. Os estudantes então conversaram com os professores, que apoiaram a iniciativa.

Para o aluno recém-ingresso, Gabriel Artur Bezerra, 16, a recepção promovida pelos veteranos foi "uma mistura de um acolhimento com a experiência de uma aula prática", opina o estudante. "Esse tipo de atividade faz as pessoas que desconhecem o curso conhecerem e até gostarem dele e de parte do que ele tem para mostrar", afirma o acadêmico.

Além da limpeza do açude, os estudantes fizeram ainda a biometria dos peixes e aprenderam a distinguir peixes machos e fêmeas. Os alunos veteranos já estão planejando a recepção aos calouros do ano que vem. "A ideia da próxima integração é voltada para a área ecológica. Como os rios da região ultimamente estão muito poluídos, surgiu a ideia de retirar lixo e materiais indesejados da beira deles", conta o estudante da 7ª fase do curso Valternei Marcelo Pereira, 20.