Atividades Autônomas / ACCs

As Atividades Autônomas ou Atividades Curriculares Complementares (ACCs) constituem ações que visam à complementação do processo ensino-aprendizagem, sendo desenvolvidas ao longo do Curso, com carga horária de 210 horas.

  • Não serão validadas quaisquer atividades realizadas pelo Acadêmico em período anterior ao ingresso no Curso de Medicina.

  • Não serão validadas horas além da carga horária estabelecida.

  • Acadêmicos com ingresso no Curso, por modalidade de transferência, que tiverem registro de ACCs no histórico escolar, deverão protocolar pedido de aproveitamento à Coordenação do Curso.

As ACCs constituem mecanismo de aproveitamento dos conhecimentos adquiridos pelo Acadêmico, por meio de estudos e práticas independentes, presenciais ou à distância, realizadas na Universidade ou em outros espaços formativos, sendo consideradas obrigatórias para a integralização do currículo.

A formação básica encontra-se disciplinada e garantida por meio da organização da matriz curricular, enquanto as ACCs têm por objetivo permitir aos Acadêmicos aprimorar as atividades de seu maior interesse, atendendo ao princípio da flexibilidade, conforme determinação constante na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/1996, a qual estabelece em seu artigo 3º a “valorização da experiência extraclasse” e, também, pelo que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

Para o cômputo de horas, todas as ACCs realizadas pelos Acadêmicos do Curso, devem ser relevantes para a área da saúde.

Para que as ACCs sejam validadas, é necessário que o Acadêmico apresente documentos formais, comprovando a natureza da atividade desenvolvida, a carga horária, o período e o local do seu desenvolvimento.

  • Os comprovantes devem conter carga horária mínima de 01 hora para validação, não sendo possível a soma das horas de comprovantes da mesma modalidade.

  • Em situações em que a carga horária comprovada for fracionada, o arredondamento será feito para menos.

A responsabilidade de realização das ACCs compete ao Acadêmico, sendo o mesmo obrigado a cumpri-las durante o Curso.

A validação das ACCs deve ser solicitada pelo Acadêmico, mediante preenchimento de requerimento específico e anexação de documentos comprobatórios.

A Coordenação do Curso analisará os pedidos e atribuirá as horas correspondentes para cada atividade realizada.

Cada certificado de ACCs apresentado será validado uma única vez e, somente, em uma atividade.


COMO SOLICITAR:

 


TABELA: