Campus Passo Fundo debate o suicídio no meio acadêmico
Atividade integra as ações do Setembro Amarelo em Passo Fundo em parceria com diversas instituições da cidade

Publicado em: 19 de setembro de 2018 08h09min / Atualizado em: 19 de setembro de 2018 10h09min

Integrando as ações do Setembro Amarelo em Passo Fundo, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promove, nesta quarta (19), a apresentação de um estudo de caso sobre o suicídio no meio acadêmico.

Coordenado pelo Psiquiatra, diretor técnico do Hospital Bezerra de Menezes e professor da UFFS, Rogério Riffel, a atividade inicia a partir das 14h no auditório do Campus Passo Fundo e tem entrada gratuita.

Em Passo Fundo, para assinalar o Setembro Amarelo, mês dedicado a debater o tema do suicídio, um comitê foi montado para pensar essas ações. Composto pela Prefeitura de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo (UPF), Hospital da Cidade, Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, IMED, Associação Psiquiátrica do Planalto Gaúcho (APPG), Núcleo de Apoio à Vida de Passo Fundo (Navipaf), Coordenadoria da Juventude e a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), o comitê tem por objetivo alertar e conscientizar a comunidade promovendo ações, palestras, blitz educativa, debates, videoconferências, mesas redondas e estudos de caso.

Campanha Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo a prevenção ao suicídio. A iniciativa foi criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM). Por meio dessas ações, busca-se conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.