Campus Passo Fundo promove curso de extensão sobre economia da saúde

Publicado em: 12 de agosto de 2014 15h08min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 15h02min

Na última sexta-feira (8), ocorreu no auditório do Campus Passo Fundo a abertura do curso de extensão sobre Gestão e Economia da Saúde, aprovado pelo Edital PROEXT 2014 MEC/SESU, coordenado por Alessandra Regina Müller Germani, Coordenadora Acadêmica do Campus Passo Fundo e docente do Curso de Medicina, e Darlan Christiano Kroth, docente do curso de Administração do Campus Chapecó. Também faz parte do projeto a bolsista Andreza da Silva, acadêmica do Curso de Enfermagem do Campus Chapecó.

O objetivo principal do curso é desenvolver um processo educativo-reflexivo sobre a gestão da política municipal de saúde e sua relação com a economia da saúde, buscando contribuir para o desenvolvimento de práticas de gestão eficientes e eficazes quanto à utilização de recursos. O curso é constituído por cinco módulos com os seguintes conteúdos: Fundamentos da saúde pública, Gestão e planejamento em saúde, Economia da saúde: alocação de recursos, Financiamento das ações e serviços em saúde e Eficiência das ações e serviços em saúde, tendo como público-alvo gestores, trabalhadores e estudantes da área da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde do município de Passo Fundo e região.

A abertura contou com apresentação artística-cultural e a presença do Secretário Municipal de Saúde de Passo Fundo, Luiz Artur da Rosa Filho, do diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei Farias, de estudantes do Curso e de membros da comunidade acadêmica.

A Professora Alessandra destacou que "com a realização deste curso assumimos o desafio de debater as diferentes questões ligadas à articulação da gestão e à economia da saúde, na perspectiva de viabilizarmos a construção de conhecimentos essenciais a essa articulação e que, ao final, todos os participantes podem se tornar multiplicadores desses conhecimentos nos seus locais de inserção".

Com carga horária de 60 horas, o curso será ministrado quinzenalmente nas sextas-feiras à noite e aos sábados durante a manhã e à tarde, no Auditório do Campus Passo Fundo, com encerramento previsto para o dia 11 de outubro de 2014.