Campus Passo Fundo sedia o I Colóquio Internacional de Educação Popular e Saúde
Evento também faz parte da Mobilização para o 14º Congresso Internacional da Rede Unida

Publicado em: 09 de março de 2020 08h03min / Atualizado em: 17 de março de 2020 15h03min

A UFFS - Campus Passo Fundo promoveu, entre os dias 09 a 14 de março, o I Colóquio Internacional de Educação Popular e Saúde e Mobilização para o 14° Congresso Internacional da Rede Unida.

O evento foi realizado pelo projeto “Educação popular, equidade e saúde: capacitação e mobilização de atores sociais para fortalecimento do SUS” da UFFS - Campus Passo Fundo, com apoio do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde.

O Colóquio tem como objetivo congregar estudantes, professores, trabalhadores, conselheiros de saúde e comunidade usuária do SUS, para o aprofundamento sobre saúde, integralidade e equidade, considerando os contextos locais de saúde, a defesa do SUS e suas políticas.

O Evento mobilizou 600 inscritos e as atividades temáticas se desenvolvem no anfiteatro e em salas da Casa de Retiros e da Universidade de Passo Fundo.
A relevância do evento é a reflexão sobre a educação e a aprendizagem na saúde e a atuação profissional nos sistemas e serviços de saúde. Entre os temas tratados nas mesas, a educação para a saúde e a prevenção de doenças, a comunicação no sistema de saúde, as práticas pedagógicas populares e as diferentes estratégias que o sistema de saúde brasileiro utiliza para incorporar práticas tradicionais e saberes populares no cuidado, os desafios da saúde global e do Brasil, entre outros.

Entre os convidados presentes, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigato, o médico italiano Ardigo Martino, a médica boliviana Vivian Camacho, entre outros professores, pesquisadores, trabalhadores da saúde, conselheiros de saúde, residentes, estudantes, lideranças populares, comunitárias e sociais.

Na abertura, o debate foi da Saúde Global com convidados internacionais da Europa e América Latina, o aprofundamento da Educação Popular e Saúde com pesquisadores e referências nacionais e internacionais. No segundo dia, o aprofundamento dos direitos sociais, educação e saúde. Mais 100 trabalhos científicos foram apresentados refletindo experiências e pesquisas nos eixos temáticos da Educação, Trabalho, Gestão, Controle Social e Participação Popular. Além disso, foram lançados dois filmes de curta metragem sobre o Sistema Único de Saúde: “SUS em Defesa da Vida” e “SUS Pense”.

Nos dias seguintes, os temas que foram abordados são: Agroecologia e Saúde, Efeitos da Contaminação por Agrotóxicos na água, em anfíbios, abelhas, corujas e nos seres humanos; O SUS e os Sistemas Universais de Saúde; Interprofissionalidade e Formação dos Profissionais de Saúde; Educação Popular e Saúde nas Escolas.

No evento foram lançados ainda livros e Campanhas internacionais como a do Legado de Paulo Freire, das Sementes da Resistência e Internacional da Esperança.

O evento é promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo, através do Projeto “Educação Popular, Saúde e Equidade: Capacitação e Mobilização de Atores Sociais no Fortalecimento do SUS”, coordenado pela professora Vanderléia L. Pulga, em parceria com entidades locais. Regionais, do Brasil e de parcerias internacionais. Tem apoio da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde.

Galeria de Imagens: