Campus Passo Fundo sediou o Encontro Estadual de Educação Popular em Saúde
Concomitante ao evento, ocorreu a Conferência Livre Nacional de Educação Popular em Saúde

Publicado em: 03 de junho de 2019 10h06min / Atualizado em: 03 de junho de 2019 13h06min

O Campus Passo Fundo sediou, na sexta (31/05) e no sábado (1º/06), o Encontro Estadual de Educação Popular em Saúde e a Conferência Livre Nacional de Educação Popular em Saúde. Os eventos aconteceram no Bloco A do campus e contou com a participação de estudantes, comunidade acadêmica e palestrantes convidados.

Coordenado pela professora da UFFS, Vanderleia Pulga, os eventos são resultado do projeto "Educação popular, equidade e saúde: capacitação de mobilização de atores sociais para o fortalecimento do SUS", que tem o objetivo de discutir a educação popular e firmar o compromisso com a defesa do direito à saúde, do SUS, a defesa da vida e da participação cidadã.

A peça teatral "Auto da Miséria", representada pelo Grupo Ritornel, marcou a abertura da programação. A peça é uma fábula cômica de origem medieval, cujas raízes mais profundas assentam na forma do cordel e de outras manifestações literárias mais populares. Narra a trajetória de um simples homem do povo que consegue, após a passagem de Jesus Cristo na terra, três desejos. Dessa forma, o anti-herói, o Compadre Miséria, consegue enganar a todos, desde o Governador até as fantásticas figuras de Deus, do Diabo e até da Morte.

Logo após o momento protocolar com representantes de vários segmentos relacionados à Saúde e Educação, realizou-se a palestra "Elementos do Contexto Nacional e Internacional e as implicações na Saúde e na Educação", ministrada por José Ivo Pedrosa, coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e os convidados Etel Matielo (representante dos trabalhadores do Ministério da Saúde) e Simone Leite Batista (Conselho Nacional de saúde).

Pela noite, houve a Conferência sobre "Saúde e Espiritualidade: Evidências científicas e os Diálogos com a Educação Popular em Saúde" no instituto de Teologia e Pastoral – ITEPA.

No sábado pela manhã, ocorreu a mesa-redonda "A Política Nacional de Educação Pular em Saúde: atualidades e desafios", com a participação de Vera Dantas (Abrasco), Osvaldo Bonetti (Fiocruz), Luanda Lima e Michele Menezes (Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde – Aneps).

Pela tarde, finalizou-se o evento com a construção de propostas para a "16ª Conferência Nacional de Saúde: Saúde e Democracia", coordenado por Simone Leite (Conselho Nacional de Saúde) e Valdevir Both (Centro de Educação e Assessoramento Popular).

Galeria de Imagens: