Coronavírus no RS: pesquisa concluiu quarta fase de testes rápidos no último final de semana
UFFS é uma das doze Universidades parceiras do estudo no RS

Publicado em: 26 de maio de 2020 10h05min / Atualizado em: 27 de maio de 2020 12h05min

A quarta etapa da pesquisa que aponta a proporção de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul foi realizada no último final de semana (23 e 24/05) em nove cidades do estado. Os entrevistadores do estudo aplicaram 4,5 mil testes rápidos com moradores das cidades Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul.

A pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com o Governo do Estado, está mapeando os casos de coronavírus e acompanhando, quinzenalmente, a velocidade de disseminação do contágio no RS. Resultados das etapas anteriores forneceram as primeiras evidências do percentual de pessoas com anticorpos para a Covid-19 na população gaúcha. Os dados mais recentes estimam que, para cada caso notificado, existem nove não contabilizados pelas estatísticas oficiais.

Para realização do estudo, foi mobilizada uma rede de doze instituições de ensino superior públicas e privadas. A UFFS participou no apoio a essa pesquisa, por meio professores e alunos, que integraram a equipe de logística do projeto. A professora da UFFS Shana Ginar da Silva integrou a coordenação do estudo em Passo Fundo junto aos professores Jeovany Martínez-Mesa (IMED) e Kauê Collares (UPF).

Ter a nossa instituição colaborando em um estudo inédito sobre a epidemia da covid-19 foi muito importante. A pesquisa tem sido fundamental para a definição das medidas e estratégias de enfrentamento à pandemia no Estado. Nossos alunos atuaram brilhantemente como entrevistadores na linha de frente do estudo com muita responsabilidade, solidariedade, dedicação e comprometimento. Essa experiência e esse compromisso assumido com a ciência e com a sociedade certamente serão marcantes na formação acadêmica e pessoal de cada um”, ressalta a Professora Shana Ginar da Silva.

Nas quatro etapas em Passo Fundo, os alunos realizaram cerca de 2 mil testes e entrevistas. Apesar dos desafios inerentes ao trabalho de campo, eles estão muito orgulhosos e felizes pela oportunidade de ter participado.

A acadêmica Camila Carmem Teixeira define a oportunidade de participar do estudo como: “Gratidão e sensação de dever cumprido pela possibilidade de levar não apenas o teste, mas a informação e tranquilidade a tantas famílias que, apesar de seguirem as recomendações de isolamento, se sentiam com medo em meio a tantas notícias da mídia e opiniões dos vizinhos”.

Abaixo está a relação dos acadêmicos do curso de Medicina da UFFS que atuaram como entrevistadores voluntários na pesquisa sobre a covid-19 no RS:

Alisson Hames

Camilla Carmem Teixeira

Carolina Ballester Lopes

Felipe Abatti Spadini

Ícaro Durante

Iury Daron

João Lucas Cunico

Leonardo Menin

Maizah Amaral Piasecki

Mauricio Lorenzet

Mariana Gregorio

Suelen Cristina Montagna

Os resultados da 4° etapa da pesquisa serão divulgados por integrantes da coordenação da UFPel e do Governo do RS na próxima quarta-feira, dia 27/05.

Passo Fundo segue integrando pesquisa nacional

A cidade de Passo Fundo também integra uma pesquisa nacional sobre a prevalência e a velocidade de expansão do coronavírus, financiada pelo Ministério da Saúde e executada pelo IBOPE. Esta pesquisa, também coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, tem como objetivo estimar a proporção de pessoas com anticorpos para a covid-19 e analisar a evolução de casos na população brasileira. Os participantes serão moradores de 133 “cidades sentinelas”, que correspondem aos maiores municípios das divisões demográficas do país, de acordo com critério do IBGE. A primeira fase dessa pesquisa foi realizada nos dias 15, 16, 17 e 18 de maio.

O cronograma da pesquisa prevê mais duas fases, com coletas de dados previstas para os dias 4,5 e 6 de junho, na 2° fase e 18, 19 e 20 de junho, na 3° fase.

Galeria de Imagens: