Curso de Medicina inova ao adotar pesquisas em trabalhos de conclusão do curso
Parceria com instituições garante o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão

Publicado em: 20 de junho de 2018 12h06min / Atualizado em: 21 de junho de 2018 07h06min

O ano de 2018 é um ano importante para a UFFS – Campus Passo Fundo, especialmente para o Curso de Medicina. A partir deste ano estão sendo elaborados os primeiros trabalhos de conclusão de curso. Apesar do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ser facultativo nas graduações em Medicina, a UFFS – Campus Passo Fundo adota a apresentação deste trabalho com a finalidade de qualificar os estudantes e preparar melhor os profissionais formados. O TCC é desenvolvido em disciplinas que abordam a elaboração e a execução do projeto, a redação e apresentação dos resultados. São três as linhas de atuação em que o trabalho se realiza: coleta de dados em registros de serviços de saúde; abordagem direta de pessoas da comunidade ou em atendimento nos serviços de saúde; e revisão sistemática de literatura e metanálise.

Ao final de 2018, o primeiro grupo de estudantes apresentará seus trabalhos às bancas examinadoras. Serão abordadas diversas áreas da Medicina, como Oncologia, Psiquiatria, Gastroenterologia, Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Oftalmologia, Ortopedia, Cardiologia, Endocrinologia e Nefrologia, entre outras.

A estudante Fernanda de Oliveira desenvolve o projeto “Triagem neonatal: adesão e diagnóstico de Hipotireoidismo Congênito”, com orientação da professora Giani Cioccari e coorientação da professora Claudete Maria Zanatta. Um dos objetivos desta pesquisa é identificar a taxa de adesão ao Teste do Pezinho e determinar a prevalência do Hipotireoidismo Congênito. Segundo a estudante, o projeto começou a ser pensado em agosto de 2017 por meio de pesquisas bibliográficas e com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Passo Fundo. Passada a fase de escrita e elaboração do projeto e após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em fevereiro deste ano, a pesquisa começou a ser feita no local de coleta de dados: a Central de Vacinas, ligada à Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

De acordo com Fernanda, “a parceria entre UFFS e SMS tem dado certo, pois é por meio delas que a equipe de pesquisa consegue desenvolver seu projeto, levantar dados e realizar as análises esperadas. A SMS e a equipe da Central de Vacinas demonstrou, desde o início do trabalho, apoiar o projeto de pesquisa, auxiliando os responsáveis na abordagem para aplicação de questionários”.

Fernanda considera ainda que “hoje, na comunidade acadêmica dos cursos de Medicina no Brasil, são poucas as universidades que exigem um TCC para o acadêmico conseguir sua formação. A UFFS, de uma forma inovadora, buscou fornecer o incentivo a projetos de pesquisa em sua base curricular. Inserir o estudante de Medicina no ambiente de pesquisa aproxima a comunidade universitária da sociedade, fazendo com que, após a divulgação dos resultados obtidos, seja possível abordar meios de educar, apoiar e orientar para um melhor planejamento na área da saúde”.

Outro projeto que está sendo desenvolvido é do acadêmico Lucas Rosso, com a pesquisa “Delirium em idosos internados em um Hospital Terciário”, orientado pelo professor Júlio César Stobbe e com a coorientação da professora Ivana Loraine Lindemann. O projeto conta, ainda, com os acadêmicos Guilherme Assoni Gomes, Giovana Felizari, Alexandre Cano, Luis Maronezi, Gabriela Rodrigues e Lucas Trindade, voluntários na coleta de dados.

O estudo de Lucas é um estudo prospectivo desenvolvido no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) com o objetivo de verificar a incidência de Delirium – disfunção mental orgânica frequente em ambiente hospitalar – em idosos internados via emergência, bem como reconhecer e compreender seu diagnóstico e sua terapêutica. Lucas afirma que “felizmente a UFFS tem convênio com hospitais-referência em ensino médico no Sul do Brasil. Assim, o fato de o HSVP abrir as portas para a realização de projetos de pesquisa não é apenas relevante para o nosso crescimento acadêmico mas, também, para a melhora e a qualificação dos serviços prestados pelo hospital, gerando benefícios para a comunidade”. Para o estudante, o TCC no final de um curso de Medicina é, de fato, importante, pois é um trabalho que apresenta um conteúdo aprofundado, capaz de mostrar problemas e apresentar soluções, além de desenvolver novas abordagens, a fim de contribuir para o desenvolvimento e crescimento da área estudada e da profissão escolhida”.

A acadêmica e colaboradora Giovana Felizari menciona que “a formação médica concretiza-se quando os estudantes estão inseridos e participam da realidade do sistema de saúde. O projeto Delirium proporciona uma visão ampla do paciente, evidenciando sobretudo a necessidade de saber ouvir como uma das bases para a realização de uma boa anamnese, e posteriormente diagnóstico e tratamento". Já Gabriela Rodrigues diz que “os projetos de pesquisa são essenciais na formação acadêmica em Medicina, visto que, além da produção de conhecimento, buscam integrar de forma real os acadêmicos ao meio científico e interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão”.

A parceria com as instituições

De acordo com professores das disciplinas do TCC, este trabalho só está sendo possível com a participação de instituições parceiras, como Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Hospital da Cidade (HC) e Secretarias de Saúde dos municípios parceiros que disponibilizam suas instalações, serviços e por vezes recursos humano para auxílio e desenvolvimento dos estudos. Em todos os TCCs do curso são respeitados os preceitos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, sendo os trabalhos executados somente após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFFS.