Docente italiano participa de atividades formativas no Campus Passo Fundo

Publicado em: 07 de maio de 2014 15h05min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 15h02min

Abordando a temática “A formação médica e os desafios contemporâneos”, a UFFS – Campus Passo Fundo recebeu, no dia 06 de maio, o Doutor em Antropologia Médica, docente e pesquisador na Faculdade de Medicina da Universidade de Bolonha (UNIBO), Itália, Ardigò Martino, o médico especialista em Saúde da Família e Comunidade e Coordenador Adjunto da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS), Alexandre Sobral Loureiro Amorim, e Felipe Silveira da Costa – médico, especialista em Medicina de Família e Comunidade, Apoiador Institucional da Macrorregional Norte da SES-RS.

Pela parte da manhã, de acordo com a Coordenadora Acadêmica do Campus, Alessandra Germani, os profissionais apresentaram aos acadêmicos do curso de Medicina uma contextualização do cenário de saúde e das desigualdades sociais em que se encontra a população mundial e a necessidade de se repensar os processos formativos e de prática médica desenvolvidos, considerando essa realidade. Martino abordou os limites e as possibilidades vivenciadas pela Universidade de Bolonha na formação médica e a necessidade de se construir redes colaborativas no sentido de conduzir esse processo de transição paradigmática na formação médica no mundo.

À tarde, o assunto “A qualificação da Atenção Básica e os desafios para a formação de profissionais da saúde” foi para além da comunidade acadêmica, pois participaram da conversa gestores municipais, preceptores dos municípios, conselheiros de saúde, lideranças e conselho comunitário do Campus.

Segundo Alessandra, uma reunião de trabalho também fez parte das atividades. Intitulada “Redes Colaborativas para a qualificação da formação e das práticas de saúde na região”, o encontro envolveu os convidados e a direção do Campus, Coordenação do Curso de Medicina, Coordenação Acadêmica, Pró-Reitoria de Graduação, Direção de Políticas de Graduação e a responsável pelo Projeto de integração UFFS/UFRGS e mediadora das atividades desenvolvidas neste dia, Vanderléia Pulga. “Nesta reunião também foram realizados encaminhamentos acerca do Termo de Cooperação entre a UFFS e a Universidade de Bolonha, com apoio da UFRGS e da Secretaria Estadual de Saúde, a fim de contemplar intercâmbios de atividades de ensino, pesquisa e extensão entre Itália e Brasil, para o Curso de Medicina e demais Cursos relacionados à saúde”, ressaltou.

O Pró-Reitor de Graduação, João Alfredo Braida, destaca a riqueza desse momento para o Campus Passo Fundo, “pela possibilidade de troca de experiências pedagógicas entre a Universidade mais antiga do mundo (UNIBO) e uma das mais novas Universidades implantadas, a UFFS”.