UFFS e HSVP realizam ações de prevenção do câncer de pele
Profissionais atenderam a população para orientações e exames preventivos

Publicado em: 05 de dezembro de 2018 08h12min / Atualizado em: 05 de dezembro de 2018 13h12min

No último sábado (01), a residência médica em Dermatologia da Universidade Federal da Fronteira Sul e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, promoveram ações no Ambulatório de Dermatologia, em alusão à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele.

Ações aconteceram em todo o país e, em Passo Fundo, médicos, acadêmicos e profissionais das duas instituições sanaram dúvidas, realizaram exames preventivos e orientaram a população nas questões que envolvem a prevenção do câncer de pele. Durante o dia foram feitos 265 atendimentos, de pessoas vindas de diversas cidades do norte do Rio Grande do Sul. Além de orientações foram diagnosticados lesões importantes, como melanomas e carcinomas.

DEZEMBRO LARANJA

Comprometida a reduzir a incidência e mortalidade do câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia organiza uma série de ações em todo o Brasil que integram a programação do Dezembro Laranja.  Em 2018, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha mas não se queime”.

As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos para sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a cada duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

Galeria de Imagens: