UFFS é representada em congresso médico nacional
55º COBEM foi realizado em Porto Alegre no período de 12 a 15 de outubro

Publicado em: 19 de outubro de 2017 11h10min / Atualizado em: 20 de outubro de 2017 09h10min

A UFFS – Campus Passo Fundo esteve presente no 55º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), em Porto Alegre, de 12 a 15 de outubro. Com o tema "Formação Médica: Educação, Política e Atenção à Saúde", o congresso reúne estudantes, professores e profissionais da área médica e discute os processos de ensino-aprendizagem e o acesso ao conhecimento e à autonomia para alunos tornarem-se profissionais competentes. Discute ainda propostas sobre os rumos para a formação profissional observando a ética e o respeito às divergências da democracia e a atenção à Saúde, objeto final da formação médica, que deve ser pensada, antes de tudo, para o cuidado das pessoas que buscam conforto e serenidade.

Participaram da Comissão Organizadora do COBEM, o coordenador do curso de Medicina, professor Júlio César Stobbe, e o coordenador adjunto do curso de Medicina, Leandro Tuzzin.

O 55º COBEM foi inovador em seu formato e conteúdo, oferecendo aos participantes diversas atividades, a exemplo de “Como eu Faço”, que serviu para troca de experiências e melhores práticas. Destaca-se também a "Desconferência, espaço livre para que docentes e discentes possam se organizar e discutir temas de seus interesses, com apresentações orais, agenda científica, entre outras.

Participações da UFFS

Além de participar da Comissão Organizadora do COBEM, o professor Júlio César Stobbe foi coordenador da mesa-redonda “Residência Universal e/ou Obrigatória: Solução ou Novo Problema? Quem regula?”. E participou também das mesas “Ações Afirmativas e Cotas na Seleção para Escola Médica: É Possível Transformar o Perfil do Estudante de Medicina Brasileiro?” e “Precisamos Revisar as Diretrizes Curriculares?”

Fotos de Professores e alunos que participaram do COBEM

Leandro Tuzzin, coordenador adjunto do curso de Medicina,  coordenou o painel “Internato Médico em Saúde Mental e a Maturidade de Conviver com a Dúvida” e do "Como eu Faço: A Problematização como Estratégia para o Ensino-Aprendizagem da Promoção a Saúde como Aplicar a Lei de Acesso às Pessoas com Deficiência no Ingresso ao Curso de Medicina”.

Fotos de Professores e alunos que participaram do COBEM

Entre os trabalhos apresentados por professores e alunos da UFFS, destacam-se:

• A formação do médico com um olhar humanizado acerca do cuidado: o paciente em primeiro lugar.
    Apresentador: Amanda Caroline Damas Taborda
  • O estudante de Medicina e a comunidade: vivências de um programa de Extensão .
    Apresentador: Priscila Sabrina Post
  • Imersões na Atenção Básica em Saúde na formação médica: um relato de experiência.
    EIXO III 3. Integração ensino-serviço
  • O cuidado aos idosos, arte e integralidade: relato de experiência abordando saberes populares em Saúde.
    Apresentador: Iury Daron
  • Feira de Saúde para trabalhadores metalúrgicos promovida por estudantes de Medicina: Construção acadêmica acerca das necessidades dos trabalhadores .
    Apresentador: Amanda Caroline Damas Taborda
  • A visão da visita domiciliar por estudantes de Medicina .
    Apresentador: Priscila Sabrina Post
  • Políticas de prevenção como forma de garantir qualidade de vida e redução de custos ao Sistema de Saúde.
    Apresentador: Jean Carlo Utteich
  • Projeto de Extensão Vida de Gestante: A contribuição da educação em saúde para a formação.
    Apresentador: Natália Poletti Rodighero
  • Experiência dos acadêmicos de medicina em pesquisa de fatores prognósticos de pacientes HIV+ da tríplice fronteira BrasilArgentina-Paraguai.
    Apresentador: Joao Paulo Costa Braga
  • Imersão no Sistema Único de Saúde: a formação do médico nos diferentes cenários de ensino-aprendizagem.
    Apresentador: Amanda Caroline Damas Taborda
  • Interação Ensino-pesquisa-extensão: Relato de experiência de um curso de medicina de uma universidade Federal no Sul do Brasil.
    Apresentador: João Victor Garcia de Souza
  • Itinerário formativo na educação médica: narrativa da experiência de um graduando.
    Apresentador: João Victor Garcia de Souza
  • Primeira experiência da visita domiciliar para o estudante de medicina.
    Apresentador: Daniela Teixeira Borges
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS NO SUS E IMERSÃO EM SAÚDE.
    Apresentador:  João Lucas Pereira do Couto Rocha
  • MULHERES CAMPONESAS NO CUIDADO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
    Apresentador:  Vanderléia Laodete Pulga