UFFS e UPF assinam convênio para desenvolvimento de projetos de Pesquisa e Extensão
O convênio permite a participação dos acadêmicos de ambas as instituições em intercâmbio e formação

Publicado em: 18 de dezembro de 2017 15h12min / Atualizado em: 19 de dezembro de 2017 14h12min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade de Passo Fundo (UPF) assinaram na manhã desta segunda (18) um protocolo de intenções que visa promover relações de colaboração mútua de caráter técnico-científico para a realização de projetos de Pesquisa e de Extensão, tecnológica e/ou inovação, e de Ensino.

Os projetos desenvolvidos terão sempre um professor responsável, em cada instituição, que coordenará de forma conjunta a pesquisa e/ou atividade de Extensão a ser desenvolvida, indicando as turmas ou disciplinas envolvidas, assim como o objetivo da pesquisa e sua duração.

Segundo o reitor da UFFS, Jaime Giolo, “o objetivo é dar condições estruturais, como os laboratórios, outras instalações físicas e uso dos campos de prática para que os pesquisadores, nas articulações que fazem, tenham condições de desenvolver as melhores pesquisas possíveis. É uma iniciativa importante que busca otimizar recursos, além de potencializar as capacidades de forma integrada, uma vez que isoladas têm um alcance menor”.

Para o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, “aquilo que puder ser consensuado com toda a equipe, vamos somar com este propósito, pois quem ganha são os alunos, as instituições e o município, que se torna cada vez mais uma referência nesta área da saúde. Por isso, vamos avançar nesse sentido”.

A UFFS e a UPF são instituições diferentes em suas configurações jurídicas e tempo de atividade no município, mas que podem, conjuntamente, desenvolver importantes trabalhos. Unindo a experiência da UPF com o caráter inovador da UFFS, é possível construir projetos de significativo alcance social e notoriedade no campo científico e tecnológico, além de contribuir com o aprendizado e desenvolvimento dos alunos da UFFS, que poderão interagir com outros estudantes e professores da UPF.