Acadêmicos de Ciências Biológicas do Campus Realeza participam de Aula Inaugural

Publicado em: 15 de março de 2019 09h03min / Atualizado em: 15 de março de 2019 10h03min

Cerca de cem acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Campus Realeza participaram da Aula Inaugural, proferida na noite de quinta-feira (14), no Auditório do Bloco A. O foco foi apresentar aos estudantes as diferentes áreas de atuação do biólogo e a importância dos conselhos que regulam aspectos da profissão.

A convidada para ministrar a palestra foi a professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus Cascavel Norma Catarina Bueno, conselheira no Conselho de Biologia da 7ª Região (CRBio-07). Em sua apresentação, destacou algumas normativas que tratam da atuação profissional do biólogo nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. "O papel dos conselhos é orientar, fiscalizar e defender o exercício do profissional biólogo dentro de sua jurisdição", destacou.

Cerca de 100 acadêmicos participaram da Aula Inaugural na noite desta quinta-feira (14) (Ariel Tavares/UFFS)

Também apresentou dados sobre a solicitação do registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), quando o biólogo exerce sua atividade como autônomo. No último levantamento de 2017, a área de atuação com mais pedidos foi a de Meio Ambiente e Biodiversidade, onde se concentram também o maior número de campos de atuação. "O biólogo não é só o profissional professor. Ele pode prestar consultorias e trabalhar como autônomo", explicou Bueno.

A coordenadora do curso, professora Gilza Maria de Souza Franco, falou sobre a importância da aproximação do CRBio-07 com os estudantes do curso de Ciências Biológicas. "O nosso curso possibilita aos futuros profissionais ingressarem na carreira docente, como também em outras áreas de atuação do biólogo, desde que construam um currículo na área que desejam, prestando, por exemplo, estágios, projetos de pesquisa, pós-graduação e outros cursos de formação", destacou.