Alunos de Realeza conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Publicado em: 04 de outubro de 2016 09h10min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 08h01min

Seis alunos do Colégio Estadual Dom Carlos Eduardo, de Realeza, conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição envolve alunos do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil, sendo que a participação é voluntária. Um dos incentivos para participar da competição veio por meio dos professores e acadêmicos que atuam no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Por meio do Subprojeto Interdisciplinar em Ciências da Natureza do Pibid, foram ministradas oficinas de preparação para a OBA. Aproximadamente 20 alunos integraram as aulas diversificadas, que abordaram a construção de foguetes, o uso do software Estelarium, a apresentação de vídeos educativos, além de resolução das avaliações da OBA de anos anteriores.

Foram contemplados com medalhas os alunos: Lúcio Pinheiro Lee (medalha de ouro), Júlio Pinheiro So e Vinicius Lauri da Cunha (medalha de prata), Aline da Rocha, Kauana Oliveira Rampanelli e Lucas Oliveira Rampanelli (medalha de bronze). Todos os alunos também receberão certificado de participação.

Atuando desde 2014 no Colégio Estadual Dom Carlos Eduardo, o Subprojeto Interdisciplinar em Ciências da Natureza do Pibid projeta para o ano de 2017 um incremento no quadro de medalhas com a continuidade do projeto neste segundo semestre, agora voltado para as aulas de ciências.