Campus Realeza: Colóquio aborda temas vinculados ao bem-estar animal

Publicado em: 28 de junho de 2016 09h06min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 09h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove o 1º Colóquio em Bem-Estar Animal. Na noite de segunda-feira (27), foi realizado o segundo módulo de apresentações que abordou as características e avaliação do bem-estar animal e a posse responsável. O próximo encontro está marcado para o dia 8 de agosto, a partir das 19h, no Auditório do Bloco A.

O Colóquio é uma das propostas do Projeto de Extensão "Dialogando sobre políticas públicas para o bem-estar animal no município de Realeza", o qual é coordenado pela professora Denise Maria Sousa de Mello. "Percebemos que Realeza está crescendo, assim como o número de animais 'errantes'. Podemos ver no perímetro urbano da cidade muitos animais abandonados. Trata-se de uma ação educativa, com objetivo de orientar a população", explicou.

No primeiro módulo, ministrado no dia 21 de junho, foi abordada a legislação brasileira e do Estado do Paraná com relação à proteção de animais, bem como os passos para criação de associações de proteção aos animais. O último encontro vai tratar sobre saúde animal, castração, vacinação e aspectos ligados às zoonoses. As apresentações são ministradas por professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UFFS – Campus Realeza.

Entre os participantes do evento, estava a designer de interiores, Ana Mascarenhas, de Santa Izabel do Oeste, que tem interesse em criar uma associação em parceria com amigos. "Estamos formando o grupo de proteção animal e precisamos de orientação para criar oficialmente a associação. As apresentações foram muito importantes, pois agora sabemos como agir em situação de descasos com os animais", comentou.

O Projeto de Extensão integra o Programa em saúde pública e bem-estar animal no Município de Realeza, que agrupa outros dois projetos ligados à temática: "Bem-estar de animais de companhia: ações socioeducativas na Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU) da UFFS", e " Educação humanitária em bem-estar animal nas escolas rurais de Realeza".