Campus Realeza: grupo de educação nutricional incentiva crianças a escolherem alimentos mais saudáveis

Publicado em: 12 de abril de 2016 09h04min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 08h01min

Fazer uma criança consumir alimentos mais saudáveis, como legumes ou frutas, pode ser uma tarefa difícil, mas um projeto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza está tentando amenizar essa resistência. Na Clínica-Escola de Nutrição, além do atendimento individualizado, as crianças também podem participar de um grupo de educação nutricional. Atividades lúdicas ensinam os participantes a fazerem escolhas mais saudáveis.

As acadêmicas do Curso de Nutrição desenvolvem materiais didáticos e algumas brincadeiras para orientarem as crianças sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada. A supervisão do trabalho é feita por professores e a responsável técnica da Clínica-Escola de Nutrição. "São elaborados materiais muito práticos e que despertam atenção das crianças, como quadros que mostram as quantidades de açúcar e gordura dos alimentos, ou brincadeiras que desafiem os participantes a provarem novas frutas", explica a coordenadora da Clínica, professora Márcia Fernandes Nishiyama.

Os resultados dessa iniciativa já puderam ser observados no primeiro grupo atendido, ainda no ano anterior. "Percebemos que houve uma evolução em relação ao consumo de frutas, e as crianças aceitaram provar outros alimentos. Entretanto, muitos pais têm a expectativa que os filhos reduzam o peso, mas primeiro é necessário inserir a temática da alimentação saudável de maneira geral", salienta Nishiyama.

A agricultora Adriane de Cássia Schmatz Hagemann trouxe o filho Antônio, de 10 anos, para participar pela primeira vez do grupo de educação nutricional. "Depois de muita conversa, ele aceitou vir até a nutricionista. Quero que ele aprenda a se alimentar melhor e acho que vai valer a pena", comenta.

As reuniões do grupo de educação nutricional são realizadas quinzenalmente, na Clínica-Escola de Nutrição. Para participar, basta agendar uma consulta pelo telefone 46 3543-2355, ou pessoalmente. A Clínica-Escola de Nutrição está localizada na Avenida Bruno Zuttion, número 4001, no centro de Realeza. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

A atividade faz parte do Projeto de Extensão “Atenção Nutricional aos indivíduos e grupos atendidos na Clínica-Escola de Nutrição da UFFS”, coordenado pela professora Eloá Angélica Koehnlein, com a colaboração da professora Márcia Fernandes Nishiyama e da nutricionista Késia Zanuzo, e a participação das acadêmicas Caroline de Maman Oldra, Mariluci Fortes, Kátia Luana Jaskulski, Vanusa Cavalheiro, Bruna Aparecida Ribeiro Rel e Julia Carvalho Lima.