Campus Realeza inicia coleta de óleo de cozinha usado

Publicado em: 27 de setembro de 2016 09h09min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 08h01min

Como forma de contribuir para a preservação dos recursos naturais e conscientizar a comunidade universitária, o Campus Realeza inicia nesta semana a campanha permanente de coleta de óleo de cozinha usado. O ponto de coleta está localizado na saída do Bloco A, ao lado da Biblioteca. O material será encaminhado à Prefeitura Municipal, parceiro na campanha.

O óleo de cozinha coletado no Campus é recolhido pela Prefeitura de Realeza que repassa para a unidade da Sanepar, em Francisco Beltrão. A companhia de saneamento destina o resíduo para a Associação de Catadores de Francisco Beltrão (Ascapabel) que, por sua vez, vende o material. O valor arrecadado beneficia cerca de 140 famílias que fazem parte da Associação. Em outras oportunidades, a Prefeitura de Realeza também doou o óleo para produtores rurais, que o utilizam para fazer sabão e o comercializam na Feira do Produtor Rural.

Sobre a campanha, o diretor do Campus Realeza, professor Antonio Marcos Myskiw, salienta a importância da adesão da comunidade acadêmica. "O descarte inadequado do óleo de cozinha usado apresenta riscos à saúde humana, à saúde animal e ao meio ambiente. Coletar e reciclar este resíduo é adequado por, direta e indiretamente, cuidar da água, do solo, da diversidade ambiental e da nossa qualidade de vida, cujo montante de resíduos coletados será revertido para o sustento de várias famílias", comentou.

Segundo a Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental, o descarte inadequado de óleo de cozinha causa poluição ambiental, prejudica a rede de esgotos e aumenta consideravelmente os custos do tratamento dos efluentes domésticos. "Grande parte da população desconhece os prejuízos desse material caso descartado na rede de esgoto ou no solo. Além disso, a falta de locais de descarte adequado aumenta seu potencial poluidor", detalha o biólogo da assessoria, Cássio Batista Marcon.

Siga as instruções para o descarte

Ao utilizar óleo em sua casa, siga os seguintes passos para a destinação adequada: 1º Espere o óleo esfriar na panela; 2º Despeje o óleo usado em uma garrafa PET com o auxílio de um funil; 3º Feche a garrafa e armazene em local fresco e seco; 4º Leve a garrafa até o ponto de coleta localizado na saída do Bloco A, ao lado da Biblioteca. Apenas óleo deve ser depositado no recipiente de coleta enquanto a garrafa PET deve ser reutilizada.