Campus Realeza inicia obras para cantina, almoxarifado e galpão agrícola
Conjunto de obras tem investimento de aproximadamente R$ 2,3 milhões

Publicado em: 25 de março de 2021 17h03min / Atualizado em: 26 de março de 2021 15h03min

Neste mês de março, foram iniciadas três obras na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O investimento de aproximadamente R$ 2,3 milhões tem como objetivo a construção de uma cantina, um prédio para almoxarifado, patrimônio e manutenção, além da execução de melhorias no galpão agrícola das Áreas Experimentais.

O conjunto de obras atende demandas importantes para o Campus Realeza, conforme explicou a coordenadora administrativa, Edinéia Paula Sartori Schmitz. “Temos uma demanda antiga por mais salas de aula, e isso se torna ainda mais necessário com a criação dos cursos de graduação em Administração Pública e Pedagogia. As obras visam ainda melhorar o atendimento à comunidade acadêmica com uma área para cantina e também melhores condições para os servidores terceirizados com um espaço de convivência no prédio que acomodará patrimônio, almoxarifado e manutenção”, comentou.

Confira os detalhes de cada uma das obras:

1) Cantina

Localizada atrás do Bloco A, a nova cantina terá 211,26 m², o que possibilita uma capacidade para até 100 pessoas no ambiente. A nova praça de alimentação contará ainda com loja, 1 cozinha, 1 depósito, vestiário com banheiro para os funcionários, 4 banheiros, sendo 2 deles para pessoas com deficiência (PcD). O valor da obra é de R$ 631.691,20.

O projeto estrutural, arquitetônico, elétrico e orçamentos para a obra partiu da Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental do Campus Realeza, sendo complementado pela Secretaria Especial de Obras da UFFS. O projeto da cantina também será implantado nos campi Laranjeiras do Sul-PR, Erechim-RS e Cerro Largo-RS.

A construção da cantina na área externa do Bloco A de salas de aula permitirá um melhor atendimento à comunidade acadêmica, evitando o excesso de ruído, odores e fluxo elevado de pessoas na área interna do prédio.

Terraplenagem para construção da cantina já foi realizada (UFFS/Ariel Tavares)

2) Prédio de Almoxarifado/Patrimônio/Manutenção e Terceirizados

A obra de R$ 1.000.554,32 tem como objetivo liberar duas salas de aulas do Bloco A, que hoje são utilizadas pelo almoxarifado e patrimônio, bem como atender as necessidades dos funcionários terceirizados. O mesmo prédio também está em construção nos campi Erechim-RS e Cerro Largo-RS, sendo recentemente concluído no Campus Laranjeiras do Sul-PR.

Na área de 408,48 m² em Realeza haverá seis salas: 4 salas de pessoal, 1 depósito, 1 copa, além de 4 banheiros, sendo 2 para PcD. A obra também inclui uma área de 1.013 m² de intervenção urbanística para estacionamento. O novo prédio está sendo erguido ao lado do Laboratório 1.

Prédio de Almoxarifado/Patrimônio/Manutenção e Terceirizados está sendo construído ao lado do Laboratório 1 (UFFS/Ariel Tavares)

3) Complementação do Galpão Agrícola

Instalado nas Áreas Experimentais do Campus Realeza, o Galpão Agrícola passará por melhorias nas áreas interna e externa. A obra está avaliada em R$ 752.050,31 e compreende a reforma do galpão existente, uma estrutura de 664,84 m², que receberá 1 sala de aula multiuso, 1 sala de fracionamento e balanças, 2 salas para pessoal, 1 copa, 1 sala de almoxarifado e utensílios agrícolas, além de 2 banheiros adaptados para PcD. O investimento também será utilizado numa área de 655 m² para estacionamento e vias de acesso.

De acordo com a coordenadora administrativa, Edinéia Paula Sartori Schmitz, “o espaço contará com um local para o desenvolvimento de aulas práticas e atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como administrativo para a Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais e pessoal terceirizado que atua nas Áreas Experimentais. O local também será utilizado para abrigar maquinário agrícola e armazenar insumos e sementes”.

Obras na área interna do Galpão Agrícola (UFFS/Ariel Tavares)

Galeria de Imagens: