Campus Realeza lança grupo para trabalhar conceitos de Permacultura

Publicado em: 28 de abril de 2016 09h04min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 08h01min

Para promover debates sobre sustentabilidade ambiental e aplicações práticas nessa área, foi criado o Coletivo PermaBIO, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O grupo desenvolverá estudos e atividades práticas que envolvam conceitos de Permacultura, Bioconstrução, Agroecologia e Economia Colaborativa. A primeira reunião do Coletivo foi realizada nesta quarta-feira (27), no Campus Realeza.

Durante o encontro, foram apresentados os objetivos de atuação do Coletivo, bem como as metodologias de trabalho. "Nossa primeira ação é institucionalizar o grupo de estudos no âmbito da UFFS e, a partir disso, fomentar ações e intervenções práticas na região. Queremos formar um grupo de estudos aberto a toda comunidade acadêmica e, principalmente, contando também com a participação da comunidade regional de Realeza", enfatizou Carlos Eduardo Cereto, biólogo da UFFS e membro do PermaBIO.

Além disso, foram apresentados alguns artigos e notícias veiculados na imprensa internacional que enfatizavam a crise social e ambiental. Também foram abordados temas como a extinção de espécies e os aspectos da mudança climática. "É dentro desta crise que surge, como alternativa, a Permacultura, que é o design de sistemas humanos que supram as necessidades do momento presente e garantam o futuro das próximas gerações, restaurando os ecossistemas degradados e mantendo a qualidade dos que ainda existem", explicou Cássio Batista Marcon, biólogo da UFFS e integrante do Coletivo.

A próxima reunião do Coletivo PermaBIO está marcada para o dia 05 de maio, às 17h, na Sala 305 do Bloco A.

Para saber mais, basta acessar a página do Facebook do grupo “Coletivo PermaBIO UFFS”, conferir os horários das reuniões e as atividades desenvolvidas. Qualquer pessoa da comunidade acadêmica e da comunidade regional pode integrar o coletivo. Dúvidas podem ser enviadas para permaculturarealeza@gmail.com.