Campus Realeza: Professores de Letras lançam livros durante Encontro Acadêmico das Licenciaturas

Publicado em: 09 de setembro de 2016 09h09min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 10h01min

Entre as inúmeras atividades realizadas no 1º Encontro Acadêmico das Licenciaturas, na quinta-feira (8), na UFFS – Campus Realeza, foram lançados dois livros. As obras foram produzidas pelos professores do Curso de Letras, Saulo Gomes Thimóteo e Sérgio Massagli. Ambas são resultados de tese de doutorado defendida nos anos de 2014 e 2010, respectivamente.

O livro "A escrita como lugar da cidade: Ensaios sobre a apreensão e a representação do espaço urbano na literatura", escrito por Massagli, faz referência aos estudos do espaço, seja físico ou de representação social, no contexto da modernidade e pós-modernidade. A obra parte da análise de textos ficcionais e teóricos para evidenciar as transformações da noção de espaço enquanto categoria perceptiva, cognitiva e política. Uma mudança provocada pelos processos de produção, a revolução tecnológica e a escalada da "virtualização" com a proliferação dos meios de comunicação.

Já o livro "Está lá tudo: A crônica e o cosmos de José Saramago", do professor Saulo Gomes Thimóteo, revela o cronista José Saramago, um dos mais aclamados escritores da língua portuguesa. O trabalho busca desvendar os primeiros ensaios em prosa, que antecederam o famoso romancista. O livro traz elementos e análises do gênero textual crônica focado em Saramago, assim como a contextualização histórica de Portugal no período de 1968 a 1975, quando as crônicas foram escritas pelo autor português.

Exemplares dos dois livros foram doados às bibliotecas dos campi Realeza, Chapecó e Cerro Largo. Além disso, cada autor também reservou um exemplar para realização de um sorteio, o qual será promovido pelo Centro Acadêmico de Letras.