Campus Realeza promove atividades multiculturais em preparação ao Festival Cultura de Fronteira
Oficinas serão realizadas nos meses de agosto, setembro e outubro.

Publicado em: 16 de agosto de 2019 09h08min / Atualizado em: 16 de agosto de 2019 16h08min

Nos meses de agosto, setembro e outubro, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza contará com uma programação multicultural, o intuito é proporcionar diversas possibilidades de reflexão a partir de diferentes linguagens artísticas, como poesia, teatro, música, dança, fotografia, artes plásticas e cinema. As atividades são uma preparação para o II Festival Cultura de Fronteira e são organizadas pela Coordenação Adjunta de Cultura.

O “Projeto Hora do Chate” será sempre às terças-feiras, entre às 17h e às 19h, nos laboratórios da Universidade ou Auditórios, conforme a atividade. Todas as oficinas são gratuitas, qualquer pessoa pode participar e não é necessária inscrição prévia. “A partir de um planejamento de ações multiculturais integradas, pretende-se contribuir com a difusão artístico-cultural, estimular o contato com a arte e formar novas plateias, agregando-se a isso a possibilidade de promoção de mais uma forma de vínculo entre a Universidade e a comunidade envolvente”, destacou a coordenadora adjunta de cultura, Ana Carolina Teixeira Pinto.

A primeira atividade será no dia 20 de agosto, próxima terça-feira. Será ministrada Oficina de Fotografia pela professora Mariane Ohlweiler. A oficina visa explorar o senso estético para aprimoramento e sensibilização na produção de fotografias amadoras. A atividade será realizada no Laboratório 1, sala 106.

Confira as demais oficinas e participe:

Oficina: Escrita de Contos

Ministrante: Prof. Sérgio Massagli

Esta oficina proporcionará reflexões sobre o gênero conto por meio de textos de teóricos e autores consagrados, a fim de estimular a criação artística.

Oficina: Curta de Bolso

Ministrante: prof. Marcos Silva

Esta oficina busca apresentar os elementos básicos da composição da imagem em vídeo. Para tal, serão abordadas noções de plano, cena, luz e captação de som direto e som na pós-produção.

Oficina: Criação poética

Ministrante: Prof. Saulo Thimoteo

Esta oficina busca apresentar elementos de expressão poética e construção literária na criação do gênero poema. Para tal, noções de métrica, ritmo, estrofação, alegoria e metáfora serão discutidas a partir de exemplos canônicos e modernos.

Local: Laboratório 1, sala 106

Oficina: Como nasce e cresce uma canção?

Ministrante: prof. Marcos Silva

A oficina abordará práticas de composição musical. Como partir do zero para criar uma canção e como dar forma a uma ideia; relação entre letra e melodia (quem vem primeiro?); noção básica de harmonia e arranjo.

Local: Laboratório 1, sala 105

Oficina: Expressão Corporal

Ministrante: Grupo de teatro La broma

Local: A definir

Excepcionalmente, neste dia a atividade ocorrerá às 19h como atividade de abertura da Semana  do Diversa.

II FESTIVAL CULTURA DE FRONTEIRA

Apresentação Participantes do Festival de Fronteira