Campus Realeza promove Concurso Literário de lendas urbanas

Publicado em: 10 de agosto de 2017 13h08min / Atualizado em: 10 de agosto de 2017 15h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove o I Concurso Literário "Aconteceu de verdade" – Lendas urbanas da UFFS. O concurso faz parte de um projeto de Extensão e busca incentivar a criação literária, assim como estimular a imaginação, mesclando elementos reais com seres e cenas sobrenaturais. Qualquer pessoa pode participar do concurso, e as inscrições, gratuitas, são realizadas no período de 11 de agosto a 18 de setembro.

De acordo com o regulamento do concurso, "devem ser criadas narrativas que versem sobre seres e/ou eventos sobrenaturais que aconteçam no âmbito dos espaços do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS". Além disso, é obrigatório que a narrativa inicie com a seguinte frase: " Essa história aconteceu de verdade com um(a) (estudante, professor(a), técnico(a), visitante, etc..) da UFFS".

Os interessados em participar devem enviar as obras para o e-mail: lendasurbanasuffs@gmail.com até o dia 18 de setembro. Não há limite de narrativas por autor.

O coordenador do projeto, professor Saulo Gomes Thimóteo, explica que as obras enviadas serão analisadas por uma Comissão Julgadora, composta pela coordenação do projeto, em parceria com docentes da área de Letras. "Todas as narrativas inscritas, exceto aquelas que não se enquadrarem no regulamento, comporão o e-book "Aconteceu de verdade" – Lendas Urbanas da UFFS, que será encaminhado para a Editora da UFFS", detalha Thimóteo.

Confira o regulamento do concurso.

Sobre o Projeto de Extensão

De acordo com Thimóteo, a "lenda urbana" carrega a mesma perspectiva das lendas tradicionais, entretanto o contexto envolve a cidade. "Assim, histórias de mistério, como a 'loira do banheiro' ou o 'golpe do 'boa-noite, Cinderela' ganham traços de realidade, embora sempre envoltas no suspense de terem ocorrido com terceiros. Por isso, ao propor uma reunião de lendas urbanas, tendo como cenário o Campus da UFFS da cidade de Realeza-PR, é uma forma de instituir outra forma de construção do imaginário", salientou.