Campus Realeza promove roda de conversa com professor Attico Chassot nesta terça-feira (12)

Publicado em: 08 de junho de 2018 09h06min / Atualizado em: 08 de junho de 2018 10h06min

O Centro Acadêmico do curso de Química convida a comunidade acadêmica para participar da roda de conversa "A escola mudou ou foi mudada?", com o professor Attico Chassot, que possui uma vasta experiência na alfabetização científica e no ensino de Ciências na América Latina. O evento será nesta terça-feira (12), a partir das 14h, no do Bloco dos Professores. Chassot também foi convidado a proferir a palestra de abertura da Semana Acadêmica de Química, que será realiza nesta segunda (11), às 19h, na Casa da Cultura.

A roda de conversa busca propor um novo diálogo sobre as mudanças vividas no meio escolar, principalmente, com a inserção de novas tecnologias, desmistificando a Escola como "centro irradiador de conhecimento". Observando que o conhecimento é disseminado de diversas formas, Chassot argumenta que os professores devem adotar uma nova atitude: "O transmissor de conteúdos já era. Hoje, precisamos nos transmutar de informadores para formadores".

Professor há 57 anos, Chassot orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, assim com produziu diversos artigos e livros, todos dedicados ao ensino em Ciências e alfabetização científica, sua área de formação. É considerado uma das referências na produção do conhecimento em Educação Química no Brasil, principalmente, historicamente pertencendo a eventos importantes da área, por exemplo, o Encontro de Debates de Ensino de Química (EDEQ) e Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), assim como outros tantos que se propõem a dialogar acerca da formação de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, principalmente, Química.