Campus Realeza reabre inscrições para Curso de Formação em Cidadania, Política e Agricultura Sustentável
Período de inscrições será de 20 de agosto a 20 de setembro. O curso é destinado a jovens na faixa etária de 14 a 24 anos da rede de educação básica e superior do Sudoeste do Paraná.

Publicado em: 14 de agosto de 2020 14h08min / Atualizado em: 14 de agosto de 2020 13h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza lançou novo edital de seleção para ingresso no “Curso de Formação de Jovens: Cidadania, Política e Agricultura Sustentável”. O período de inscrições será de 20 de agosto a 20 de setembro. O curso é destinado a jovens na faixa etária de 14 a 24 anos da rede de educação básica e superior do Sudoeste do Paraná.

O objetivo da formação é abordar temas como participação popular, administração pública, política, ética, agroecologia, reciclagem de resíduos e aspectos ambientais. As aulas serão ministradas remotamente em razão da pandemia. Já as atividades práticas serão de forma presencial, respeitando as normativas e regramentos de enfrentamento a COVID-19, em datas e horários a serem agendados com os estudantes matriculados.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site https://tinyurl.com/edital002uffs, sendo ofertadas 40 vagas no curso. De acordo com Edital Nº 24/ACADRE/UFFS/2020, durante o preenchimento da inscrição, o candidato deve anexar os seguintes documentos: formulário de inscrição (Anexo I); modelo de carta de intenções (Anexo II); modelo de autodeclaração para inscrição (Anexo III); fotocópia do documento de identidade (RG) e do CPF (Anexo IV) e fotocópia do histórico escolar (Anexo V).

Seleção

Os candidatos serão selecionados por meio de entrevista on-line (via sistema de videoconferência eliminatória e classificatória), que contemplará arguição acerca da carta de intenções. As entrevistas estão previstas para o período de 23 a 25 de setembro.

Serão classificados os candidatos com as melhores médias, até o limite de vagas disponíveis. Os demais aprovados comporão lista de espera.

A divulgação do resultado final do processo de seleção será publicado no dia 30 de setembro.

Mais sobre o curso

O curso de extensão “Formação de Jovens: Cidadania, política e Agricultura Sustentável” é divido em dois módulos. O primeiro sobre democracia, política e redes sociais, sendo constituído por três blocos: 1) Política, ética e democracia; 2) Administração Pública, políticas públicas e participação popular; 3) Engajamento e Cidadania, Culturas Políticas e Sensibilidades.

Já o segundo bloco, é dedicado às oficinas temáticas: 1) Agroecologia; 2) Reciclagem de resíduos sólidos orgânicos; 3) Metodologias para redução da geração, tratamento e remediação do impacto ambiental gerado por resíduos de atividades humanas de fontes privadas e públicas.

O início das atividades do curso está previsto para o dia 5 de outubro.

Como surgiu

A criação do “Curso de Formação de Jovens”, de acordo com o professor Antonio Marcos Myskiw, um dos coordenadores, foi articulada por meio de diálogos entre a Universidade e os Movimentos Sociais Rurais da região Sudoeste do Paraná, “bem como da necessidade de se compreender com maior profundidade os acontecimentos da atualidade, dentro e fora do Brasil, no que se refere aos embates em torno da democracia, da cidadania e das questões ambientais”, completou. O curso foi viabilizado a partir de emenda parlamentar do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), no valor aproximado de R$ 100 mil.

Atos normativos relacionados: