Campus Realeza recebe representantes do CRMV-PR para Seminário Básico de Responsabilidade Técnica
Acadêmicos do 5º ano de Medicina Veterinária e demais profissionais da área participaram da capacitação.

Publicado em: 29 de novembro de 2017 14h11min / Atualizado em: 29 de novembro de 2017 16h11min

Representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) estiveram na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza para ministrar o Seminário Básico de Responsabilidade Técnica. Realizado nesta terça-feira (28), o evento foi dirigido aos acadêmicos do 5º ano de Medicina Veterinária, aos acadêmicos de Zootecnia e demais profissionais na área.

Os palestrantes apresentaram os sistemas dos Conselhos Federal e Regional de Medicina Veterinária (CFMV-CRMVs), como estão organizados tecnicamente e o processo de criação dos órgãos. Outro momento foi destinado a abordar aspectos legais para o exercício da profissão, enfatizando a responsabilidade civil, administrativa, penal e socioambiental do Médico Veterinário e do Zootecnista. Em parceria com o SEBRAE, também foi ministrada palestra de noções de empreendedorismo.

"O seminário é uma capacitação que o CRMV entende ser fundamental para que os futuros profissionais entendam o mercado de trabalho, e os seus deveres e direitos dentro da profissão. Atualmente, cerca de 35% dos médicos veterinários e zootecnitas registrados pelo CRMV-PR são Responsáveis Técnicos (RTs) em estabelecimentos comerciais como clínica, consultório, agropecuária, banho e tosa, entre outros. Diante desse grande número de RTs, temos o compromisso de mostrar os caminhos que esses profissionais irão enfrentar seja legalmente ou tecnicamente", comentou a médica veterinária Vanessa Carli Bones.

Uma das novidades apresentadas foi a plataforma de Registro Eletrônico das Atividades do Responsável Técnico, o SISTEMART. O serviço substitui o "Livro de Controle das Atividades do RT", modernizando o processo de comunicação do Termo de Constatação e Recomendação, emitido pelo profissional ao estabelecimento, e do Laudo Informativo, emitido pelo profissional ao CRMV-PR.