CeLUFFS encerra primeira fase de curso voltado a crianças de escolas municipais de Realeza e Planalto
Primeira fase do projeto atendeu 84 alunos do Ensino Fundamental 1

Publicado em: 12 de dezembro de 2019 16h12min / Atualizado em: 13 de dezembro de 2019 11h12min

Para incentivar o contato com a língua espanhola, o Centro de Ensino de Línguas (CeLUFFS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza desenvolveu atividades em escolas municiais de Planalto e Realeza. Nesta quinta-feira (12), foi concluída a primeira parte do curso, marcada pela entrega dos certificados aos 37 alunos atendidos na Escola Municipal Menino Jesus, de Realeza. O curso terá continuação no semestre seguinte, em 2020.

A conclusão das atividades teve música e entrega de pequenas lembranças produzidas pelos acadêmicos do curso de Letras – Português e Espanhol, integrantes do projeto. O objetivo da ação nas escolas municipais é sensibilizar os alunos do ensino fundamental para a importância do aprendizado de uma nova língua. Dessa forma, os acadêmicos buscam trabalhar o vocabulário básico da língua espanhola por meio de jogos, brincadeiras, músicas e temas do universo infantil.

Objetivo do curso é sensibilizar os alunos do ensino fundamental para a importância do aprendizado de uma nova língua (UFFS/Ariel Tavares)

De acordo com a coordenadora do CeLUFFS, professora Ana Carolina Teixeira Pinto, ainda são atendidas outras 47 crianças da Escola Municipal Professora Solange Bueno da Silva, de Planalto. “Também já realizamos a entrega da certificação a esses alunos e com isso concluímos a primeira fase do curso, mas esse trabalho continuará em 2020. Nosso objetivo é despertar o interesse das crianças para a língua espanhola, apresentando costumes e tradições de outros povos. Para isso, utilizamos recursos lúdicos que contribuem no desenvolvimento da destreza oral e auditiva em Língua Espanhola, como a música, além de outros jogos e brincadeiras”, explicou.

A respeito do “Curso de Língua Espanhola para Niños”, como foi chamado o projeto, a diretora da Escola Municipal Menino Jesus, Andréa Massarollo Dettoni, falou de como o trabalho pode ser transformador para os alunos do 3º ano do ensino fundamental. “Esse projeto da UFFS vem a somar, porque esse trabalho desperta a curiosidade dos nossos alunos. Nessa idade, eles sabem pouco sobre os países de fronteira, como Argentina e Paraguai, mas o aprendizado da língua espanhola possibilita um contato maior com a cultura dos países vizinhos”, destacou.

As atividades desenvolvidas nas duas escolas foram ministradas pelos acadêmicos do curso de Letras – Português e Espanhol: Kemelly Cardoso, Amanda Dezan, Thais Mendes, Atena Peter, Vanessa Luiza de Wallau, Gabriel Fischer Lottermann, Angelica Brites de Miranda, Hillary de Gois, Elen Finger e Thamyla Monteiro Klipstein.