Conferência de Licenciaturas da UFFS: 3ª etapa é realizada em Realeza

Publicado em: 05 de maio de 2016 09h05min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 08h01min

Nesta quinta-feira (05), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu a abertura da 3ª Etapa Local da Conferência das Licenciaturas. Nesta fase, a comunidade acadêmica e regional aprofundam as discussões nas áreas da docência, do fortalecimento da Educação Básica, da inclusão, entre outros, para elaboração de um documento que norteará a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFFS, assim como a criação do Fórum das Licenciaturas.

O debate será conduzido a partir de um texto-base, o qual define cinco propostas de aprofundamento: 1) Currículo, Conhecimento e Organização Pedagógica; 2) Inclusão; 3) A docência como profissão; 4) Gestão político-pedagógica; 5) Relação universidade, escola e comunidade regional. As discussões serão quinzenais e serão finalizadas no mês de agosto. Os encaminhamentos formulados na 3ª etapa local serão submetidos para a deliberação final, prevista para outubro, em âmbito institucional, em Chapecó.

Durante a abertura do evento, o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, destacou a importância da elaboração de diretrizes, que vão orientar a reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas. “É importante, nesta etapa, que os campi da UFFS se posicionem, apresentando e defendendo suas concepções de educação, de professor da educação básica, como acontece essa formação, para buscarmos um consenso e construirmos a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFFS”, enfatizou.

O debate contou ainda com a participação do diretor do Campus Realeza, Antônio Marcos Myskwi, do coordenador acadêmico, Marcos Beal, do representante do Comitê Organizador Institucional, José Oto Konzen, e do coordenador do Prodocência no Campus, Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia.

Em Realeza, as reuniões para aprofundamento das propostas serão realizadas no período de maio a agosto, no Auditório do Bloco dos Professores. Confira as datas: 12/05; 25/05; 09/06; 23/06; 04/08; 18/08; 25/08 – Plenária de encerramento.

Acesse o texto-base da Conferência AQUI.