Curso de Ciências Biológicas do Campus Realeza promove VII Semana Acadêmica
Evento contará com 16 minicursos e duas palestras.

Publicado em: 14 de maio de 2019 13h05min / Atualizado em: 14 de maio de 2019 15h05min

A Coordenação de Curso e o Centro Acadêmico de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza convidam a comunidade para VII Semana Acadêmica. O evento acontece entre os dias 21 a 24 de maio, reunindo diferentes palestras e minicursos que tratam desde aspectos ambientais, como o monitoramento e a preservação da biodiversidade, ao ensino de ciências e a apresentação de novas estratégias didáticas.

Para participar, os interessados devem realizar a inscrição por meio do site do evento: http://twixar.me/JTmn. O valor da inscrição é de R$ 25, até o dia 16 de maio. No período de 17 a 20 de maio, a inscrição fica em R$ 30. Inscrições no dia do evento terão valor de R$ 35. Inscrições avulsas para as palestras serão R$ 10 e para minicursos R$ 15. Os pagamentos devem ser efetuado aos integrantes do Centro Acadêmico durante o horário de intervalo das aulas.

Confira a programação completa:

21/05 - Terça-feira

Local: Auditório Bloco A

19:00 - Cerimônia de Abertura

19:30 - Palestra de abertura: Arlene Renk "Os projetos de desenvolvimento e os conflitos socioambientais”

20:40 - Confraternização com sorteio de prêmios

22/05 - Quarta-feira - Minicursos todos com 20 vagas

Minicurso 1: Biomonitoramento Ambiental: Avaliação do Potencial mutagênico, Toxicidade e Efeitos Citotóxicos de agente ambientais sobre organismos bioindicadores

Palestrantes:  Mestranda Natana Zuanazzi (UTFPR) e Doutoranda Silvana Damin (UEM)

Minicurso 2: Astronomia para Ciências

Palestrante: Profª. Ana Maria Pereira (PTI- Itaipu) e Prof. Doutorando Júlio Trevas (Docente UFFS)

Minicurso 3: Técnicas de Taxidermia aplicadas a conservação de espécimes e promoção da Educação Ambiental

Palestrante: Mestranda Vanessa Tizoni e Mestranda Bióloga Débora Bandeira (Unioeste - Cascavel)

Minicurso 4:  A atuação do biólogo em análises clínicas

Palestrante: Dra. Dalila Moter Benvegnú (Docente UFFS - Realeza)

Minicurso 5: Alimentação saudável: Dicas e receitas

Palestrante: Andressa Damin (Nutrição UFFS - Realeza)

Minicurso 6:  Monitoramento de mamíferos de médio e grande porte utilizando armadilhas fotográficas (Câmera traps) (TARDE E NOITE)

Palestrante: Mestrando Maurício Konzen

Minicurso 7: Reações químicas e biológicas para o ensino de ciências

Palestrante: Dra. Edinéia Paula Sartori Schmitz, Alini de Almeida, Rosemari Schirman

Minicurso 8: Cérebro e Emoções

Palestrante: Prof. Dra.  Denise Maria de Souza Mello (UFFS - Realeza)

Minicurso 9: Encantando e Ensinando através do Cinema

Palestrantes: Profº. Mestre Guilherme Augusto de Domênico Araújo e Dra. Profª. Mariane Inês Ohlweiler (UFFS - Realeza)

23/05 - Quinta-feira - Minicursos todos com 20 vagas

Minicurso 1: (continuação): Biomonitoramento Ambiental: Avaliação do Potencial mutagênico, Toxicidade e Efeitos Citotóxicos de agente ambientais sobre organismos bioindicadores.

Palestrante: Natana Zuanazzi (UTFPR) e Doutoranda Silvana Damin (UEM)

Minicurso 2:  (continuação): Astronomia para Ciências

Minicurso 3  (continuação): Técnicas de Taxidermia aplicadas a conservação de espécimes e promoção da Educação Ambiental

Palestrante: Mestranda Vanessa Tizoni e Mestranda Débora Bandeira (Unioeste - Cascavel)

Minicurso 4: Técnicas de Incrustação de Artrópodes, peças florais e fungos em resina acrílica e produção de peças para uso didático

Palestrante: Doutoranda Silvana Damin (UEM);

Minicurso 5: Compartilhando experiências e saberes da rede estadual e municipal de Chapecó: como Pibid e a UFFS contribuíram com isso?

Palestrante: Mestre Jéssica Pauletti

Minicurso 6: Licenciamento ambiental

Palestrante: Mestre Rosa Cristina Tonini

Minicurso 7: "Interações planta-animal com ênfase em frugivoria: noções básicas, implicações, métodos e perspectivas"

Palestrante: Mestre Professora Maiara Vissoto

Minicurso 8:  A interação entre Produção Textual, Literatura e Ciências como modo de produção de sentidos aos estudantes e na escola.

Palestrante: Profª. Dienifer Strapasson de Meira

Minicurso 9: Desenvolvimento Infantil e Sexualidade

Ministrantes: Prof. Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia e  Profª. Doutora Mariane Inês Ohlweiler, discentes Gabriel Loqueti, Larissa Andrade e Aline Dória.

Minicurso 10:  Estratégias didáticas para um aprendizado com significado

Ministrantes: Prof. e digital influencer Guilherme Goulart

24/05 - Sexta-feira

Mesa Redonda: O Ensino de Ciências por Investigação como possibilidade teórico e metodológica para formação de professores - Teórico/prático.

Palestrantes: Doutorandas Luciani de Oliveira e Cintya Fonseca Luiz (UEM - Maringá),        Mestre e Doutoranda: Bárbara Grace  Tobaldini de Lima

Confraternização

Show de Talentos com premiação