Curso de Física do Campus Realeza promove Semana Acadêmica em maio
Evento será realizado no período de 14 a 18 de maio. As inscrições para participação iniciam no dia 30 de abril.

Publicado em: 20 de abril de 2018 08h04min / Atualizado em: 20 de abril de 2018 10h04min

O curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza promove sua VI Semana Acadêmica, no período de 14 a 18 de maio. O evento é formado por palestras e minicursos voltados ao ensino da disciplina, abordando também temáticas específicas como a física dos materiais, radioatividade e novas descobertas sobre o Sistema Solar. A organização das atividades é realizada por uma comissão de docentes da UFFS, juntamente com o Centro Acadêmico do curso.

Para a abertura, no dia 14 de maio, foi convidado o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Campos Valadares, que traz a palestra "Ensino de Física e Inovação: Desafios e Oportunidades". O professor também fará o lançamento da terceira edição de seu livro "Física mais que divertida". Nele são abordados mais de 150 experimentos que podem ser desenvolvidos com materiais reciclados e de baixo custo. Traduzido para cinco idiomas, o livro associa a Ciência ao lúdico e o aprendizado à criatividade e à descoberta.

Na programação do evento constam ainda outras quatro palestras com professores e técnicos da UFFS, além de professores e alunos de programa de pós-graduação da UTFPR, como a participação da aluna do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) da UTFPR, Flávia Luane Rommel, que junto com o professor Felipe Braga Ribas, integraram uma equipe internacional de astrônomos e anunciaram a descoberta de um anel em torno de Haumea, um dos planetas anões do Sistema Solar Exterior. O estudo foi publicado na Revista Nature e também será abordado na Semana Acadêmica da UFFS.

As inscrições para participação no evento iniciam no dia 30 de abril e deverão ser realizadas pelo site https://cafis9.wixsite.com/home. Até o dia 11 de maio, será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 25,00, já a partir de 12 de maio o valor será de R$ 35,00. Professores e alunos da rede pública de ensino têm desconto de 50% do valor.

Confira a programação completa:

Todas as atividades serão realizadas nas dependências da UFFS - Campus Realeza

14/05 (Segunda-feira)

19h às 20h40 - Palestra Ensino de Física e Inovação: Desafios e Oportunidades (Aula Magna) com o lançamento da terceira edição do livro "Física mais que divertira" - Dr. Eduardo Campos Valadares (UFMG)

15/04 (Terça-feira)

19h às 20h40 - Minicurso: Oficina de Desafios - Dr. Eduardo Campos Valadares (UFMG)

- Minicurso: As relações trigonométricas no círculo trigonométrico - Me. Marcos Ohse (UFFS/Realeza)

16/04 (Quarta-feira)

19h às 20h40 -  Palestra Introdução à física dos Materiais - Dr. Hudison L. Haskel (UFFS/Realeza)

21h às 22h40 - Palestra Radioatividade em Alimentos - Dra. Viviane Scheibel de Almeida (UFFS/Realeza)

17/04 (Quinta-feira)

19h às 20h40 - Palestra Cristais Líquidos: Conceitos e Aplicações - Dr. Fernando Alves (UTFPR)