Curso de Física do Campus Realeza promove VIII Semana Acadêmica
Nesta edição, o evento será totalmente on-line, em razão da pandemia causada pela Covid-19. Inscrições iniciam na segunda-feira (22).

Publicado em: 19 de junho de 2020 14h06min / Atualizado em: 19 de junho de 2020 14h06min

Entre os dias 6 a 10 de julho, o curso de Física da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove sua VIII Semana Acadêmica (SAFís). Nesta edição, o evento será totalmente on-line, em razão da pandemia causada pela Covid-19. A participação no evento pode ser confirmada a partir do dia 22 de junho.

Na programação, a VIII SAFís contará com palestras de professores da região Sul e Sudeste do país, abordando temas como nanotecnologia, ondas gravitacionais e estrelas de nêutrons, modelagem matemática para a Covid-19, mulheres na ciência e rumos da educação em ciência no Brasil.

A transmissão das palestras será pelo canal do YouTube ALFA Centro Acadêmico. Durante toda a transmissão será permitido o envio de dúvidas e comentários pelo chat, possibilitando a interação entre palestrantes e público.

De acordo com uma das organizadoras, professora Danuce Marcele Dudek, a realização do evento on-line permite que a comunidade participe das atividades em casa, favorecendo o isolamento social. “Nesse período os estudantes estão em suas casas e é importante manter o contato com a área da Física, bem como com as questões que permeiam a sociedade. Além disso, o curso também viu a oportunidade de trazer palestrantes de outras Instituições de Ensino Superior com mais facilidade”, comentou.

Inscrições

Direcionada a estudantes, professores e demais profissionais da área da Física e Ciências, assim como adeptos desta área do conhecimento, as inscrições para participação são gratuitas.

Os interessados devem realizar a inscrição no período de 22 de junho a 10 de julho pelo site do Centro Acadêmico ALFA: http://abre.ai/alfacentroacademico

Confira a Programação da VIII SAFís:

Dia 06/07, 19h30: Palestra “Covid-19: modelos do passado e do futuro”, professor Roberto Andre Kraenkel (IFT-UNESP)

Dia 07/07, 19h30: Palestra “Mulheres na ciência: uma verdade inconveniente”, professora Marcia Cristina Bernardes Barbosa (IF-UFRGS)

Dia 08/07, 19h30: Palestra “Ondas gravitacionais e estrelas de nêutrons sob a ótica da física nuclear”, professora Débora Peres Menezes (DF-UFSC)

Dia 09/07, 19h30: Palestra “A pesquisa em Educação em Ciências no Brasil: retrospectiva histórica e perspectivas atuais”, professora Fernanda Ostermann (IF-UFRGS)

Dia 10/07, 19h30: Palestra “Uma jornada ao universo da nanotecnologia”, professor Caetano Rodrigues Miranda (IF-USP)