Curso de Letras do Campus Realeza promove Movida Cultural Hispânica e reúne cerca de 150 alunos
Objetivo promover oficinas interativas e apresentações artísticas voltadas para o ensino de Língua Espanhola.

Publicado em: 21 de outubro de 2019 11h10min / Atualizado em: 30 de outubro de 2019 13h10min

Alunos do Ensino Fundamental I e II de Capanema e Santa Izabel do Oeste participaram das atividades da VI Movida Cultural Hispânica na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Tradicionalmente, o evento é organizado pelos acadêmicos do curso de Letras – Português e Espanhol, sendo o objetivo promover oficinas interativas e apresentações artísticas voltadas para o ensino de Língua Espanhola. Cerca de 150 alunos participaram do evento nesta segunda-feira (21).

Nesta edição, as oficinas trabalharam ritmos musicais da cultura hispânica, como tango, flamenco, rumba, bachata, reggaeton, além do rock e pop em língua espanhola. Acadêmicos da 8ª fase do curso de Letras preparam as atividades que abordaram aspectos históricos dos gêneros musicais, a importância para a cultura, canções e curiosidades sobre cada ritmo. A proposta do evento integra o componente curricular do Estágio em Língua Espanhola III, ministrado pela professora Ana Carolina Teixeira Pinto.

Outra proposta do evento, de acordo com a professora Ana Carolina Teixeira Pinto, é orientar alunos e professores da Educação Básica sobre a permanência da Língua Espanhola nos currículos escolares, especialmente, em regiões de fronteira com países de cultura hispânica. “Esse trabalho também faz parte do "Movimento Fica Espanhol", já que, com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases, deixou de ser obrigatório o ensino de Língua Espanhola na Educação Básica do país. É importante considerar a importância do Espanhol, principalmente pelo Brasil fazer fronteira com vários países hispânicos como Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai e tantos outros, além de ser a terceira língua mais falada no mundo”, destacou.

Os alunos da Escola Municipal Joaninha Sechini, de Santa Izabel do Oeste, também preparam uma apresentação especial e dançaram o famoso tango argentino. O professor de dança Ezequiel Koserski orientou o trabalho. O grupo de aproximadamente 60 alunos do 5º ano também vistou a instalação #poemasparaexistir, criada pelos acadêmicos da 4ª fase de Letras. Nela, poemas e frases de escritores de Língua Espanhola são destacados. De Capanema, cerca de 100 alunos do 6º e 7º Anos, do Colégio Estadual Santa Cruz, também participaram das atividades na UFFS, conhecendo os diferentes ritmos latinos.

Galeria de Imagens: