Curso de Medicina Veterinária promove Aula Magna em parceria com soldados do Corpo de Bombeiros
O evento foi realizado na noite dessa terça-feira (11), na Casa da Cultura de Realeza.

Publicado em: 12 de junho de 2019 15h06min / Atualizado em: 12 de junho de 2019 17h06min

Cerca de 70 pessoas participaram da II Aula Magna do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Os palestrantes integram o 2° Subgrupamento de Bombeiros Independentes do Paraná e falaram sobre a experiência no resgate e captura de animais, assim como na busca e salvamento com a ajuda de cães. O evento foi realizado na noite de terça-feira (11), na Casa da Cultura de Realeza.

Atuando em Coronel Vivida, o soldado Henrique Affonso Stein falou sobre o resgate e a captura de animais. Com formação em Medicina Veterinária, o soldado apresentou equipamentos utilizados e contou experiências de resgate de cães, gatos, equinos e bovinos. Também deu orientações de como atuar na captura de animais silvestres e peçonhentos, assim como na remoção de insetos, como abelhas e vespas.

Soldado João Carlos Alves Junior contou sobre sua experiência na busca e salvamento com a ajuda da cadela Brida (Ariel Tavares/UFFS)

Já o soldado João Carlos Alves Junior, de Pato Branco, contou sobre sua experiência na busca e salvamento com a ajuda de cães. O soldado estava acompanhado da cadela Brida, parceira nas operações. Brida é da raça Pastor Belga de Malinois e tem três anos e meio de idade. Ela foi treinada pelo soldado Alves e os dois trabalharam em Brumadinho-MG na tentativa de localizar corpos desaparecidos após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Na primeira missão, um mês após a tragédia, Brida encontrou um corpo e outros 15 segmentos de corpos. Já na segunda missão, apenas foram plotados pontos de busca.

“A rapidez com que a Brida acha uma pessoa é muito maior, equivalendo a aproximadamente 20 homens atuando. O trabalho dela traz uma resposta mais rápida numa situação de emergência, o que evita o agravamento da situação da vítima. Isso traz mais eficiência ao trabalho do Corpo de Bombeiros”, comentou o soldado Alves.

Resgate e captura de animais também foi abordado pelo soldado Henrique Affonso Stein (Ariel Tavares/UFFS)

O evento foi organizado pela Coordenação de Curso e pelo Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária (DAMVET). “Com essa atividade, mostramos aos acadêmicos diferentes áreas de atuação vinculadas a corporações, nesse caso específico, com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. É importante que os alunos tenham esse contato com outras possibilidades de atuação dentro da formação em Medicina Veterinária”, disse a coordenadora do curso, professora Patrícia Romagnolli.