Curso de Química finaliza encontro acadêmico com Feira do Conhecimento em Realeza
Iniciado na última segunda-feira (11), as atividades do encontro reuniram a comunidade acadêmica, professores e estudantes da Educação Básica

Publicado em: 18 de junho de 2018 14h06min / Atualizado em: 18 de junho de 2018 17h06min

Para finalização do IV Encontro Acadêmico do curso de Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, na sexta-feira (15) à noite, os acadêmicos do curso e professores promoveram a I Feira do Conhecimento, apresentando diversas experiências na área da Química aos visitantes. Iniciado na última segunda-feira (11), as atividades do encontro reuniram a comunidade acadêmica, bem como professores e estudantes da Educação Básica. Cerca de cem pessoas participaram das palestras e dos minicursos ofertados no evento.

A I Feira do Conhecimento reuniu 27 trabalhos, envolvendo acadêmicos e professores do curso. Os experimentos apresentaram algumas reações químicas, identificação de substâncias, confecção de biodigestores para produção de energia e fertilizantes a partir de dejetos animais, princípios de termodinâmica, funcionamento de ar-condicionado automotivo, reações químicas e fotografia, além de jogos didáticos, entre outros.

I Feira do Conhecimento reuniu 27 trabalhos (Ariel Tavares/UFFS)

Apesar de não contar com o público esperado, a Feira proporcionou um momento de interação entre os estudantes, conforme destacou a professora Gisele Louro Peres. "Propomos algo diferente aos acadêmicos, que se dedicaram a desenvolver atividades diferentes para o público escolar. Não alcançamos  uma grande participação do público externo, mas, por outro lado, houve bastante interdisciplinaridade e troca de experiências entre os acadêmicos, além de proporcionar uma nova aproximação a outros elementos das Ciências e suas práticas cotidianas", explicou.

O evento oportunizou, ainda, diferentes palestras e minicursos voltados ao ensino e áreas específicas da Química. Entre as palestras, destacam-se a do professor Attico Inácio Chassot – considerado uma das referências na produção do conhecimento em Educação Química no Brasil – e a do professor da USP, Francisco Javier Ramirez Fernandez, que abordou o desenvolvimento de sensores inteligentes. O pesquisador foi um dos integrantes na criação da primeira versão brasileira de um nariz eletrônico, equipamento capaz de detectar e classificar odores automaticamente.

Experimentos também apresentaram a confecção de biodigestores para produção de energia (Ariel Tavares/UFFS)

O coordenador do curso, Letiére Cabreira Soares, avaliou que o evento foi um dos mais construtivos já realizados. "Desde nossa abertura, com a presença do professor Chassot, tivemos uma boa participação dos demais cursos de Licenciatura do Campus Realeza, bem como dos professores da rede municipal de ensino. Essa interação é o mais importante. Tivemos uma grande variedade de minicursos tanto na área de Educação como na área de Aplicação Química e Tecnológica. E finalizamos com a Feira do Conhecimento, que proporcionou uma grande troca de experiências entre os estudantes", pontuou.

As noites de terça (12) e quarta-feira (13) foram reservadas para os nove minicursos. Entre as temáticas abordadas, estavam a produção de cerveja artesanal, a fotografia na Educação Química, a educação sexual, a produção de conhecimento em Química a partir da poesia de Primo Levy, a irradiação de micro-ondas aplicada à Síntese Orgânica, a análise físico-química do leite, o desenvolvimento de aplicativos para celular, a Permacultura e a eletrodeposição de metais.