Cursos de Nutrição e Medicina Veterinária refletem sobre práticas profissionais em aulas magnas no Campus Realeza
Eventos também marcaram a abertura do semestre letivo de 2018, sendo especialmente direcionados aos calouros

Publicado em: 19 de março de 2018 12h03min / Atualizado em: 19 de março de 2018 15h03min

Com objetivo de propor uma reflexão sobre as práticas profissionais, os cursos de Nutrição e Medicina Veterinária do Campus Realeza promoveram aulas magnas. Os eventos também marcaram a abertura do semestre letivo de 2018, sendo especialmente direcionados aos calouros. As atividades foram realizadas pelas coordenações dos cursos e pelos centros acadêmicos.

Nesta segunda-feira (19), os acadêmicos do curso de Nutrição acompanharam a palestra ministrada pela professora do curso Camila Elizandra Rossi. A palestra buscou verificar de que maneira o local onde se vive afeta ou influencia o perfil corporal. A temática foi abordada durante o doutorado da professora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Professora do curso de Nutrição, Camila Elizandra Rossi, buscou verificar de que maneira o local onde se vive afeta ou influencia o perfil corporal (Ariel Tavares/UFFS)

Segundo a pesquisadora, a abordagem ambiental é uma preocupação recente na tentativa de desvendar aspectos do sobrepeso e da obesidade. "Já faz 40 anos que esse problema é grave no Brasil e no mundo e os estudos até hoje não deram conta de solucioná-lo, reduzindo as prevalências de sobrepeso e obesidade. A abordagem ambiental dá uma ideia da necessidade de ações estruturantes. Por exemplo, se um profissional de saúde recomenda caminhadas como atividade física e, no entanto, não há segurança pública ou calçadas adequadas para realização disso, de que forma esse ambiente limita o indivíduo a adotar essa prática? Esta é a linha de pesquisa sobre ambiente e saúde", explica.

Já na última sexta-feira (16), foi a vez dos acadêmicos de Medicina Veterinária conferirem a aula magna com a professora Patrícia Romagnolli, que teve como temática "A formação do Médico Veterinário". Durante a palestra, foram apresentadas as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Medicina Veterinária, o perfil do egresso, os conteúdos essenciais, os Projeto Político Pedagógico e as características da formação na UFFS.

"O que tentamos mostrar foi a profundidade do ensino que é oferecido, tentando gerar um comprometimento com esse aprendizado, que já trouxe resultados muito bons, fruto da dedicação discente, dos servidores docentes e técnico-administrativos e das pessoas contratadas, ou seja, os terceirizados", salientou Patrícia.

Já a professora Patrícia Romagnolli proferiu palestra sobre "A formação do Médico Veterinário" (Ariel Tavares/UFFS)