Direção do Campus Realeza orienta comunidade acadêmica quanto ao cuidado de animais
Orientações buscam evitar a entrada e a permanência dos animais no interior dos prédios.

Publicado em: 06 de março de 2018 15h03min / Atualizado em: 06 de março de 2018 15h03min

Para orientar a comunidade acadêmica quanto aos novos cuidados com os animais no Campus Realeza, a Direção do Campus emitiu o Memorando Circular Nº 003/DIR-RE/UFFS/2018, nesta terça-feira (6). As orientações buscam evitar a entrada e a permanência dos animais comunitários dentro do Bloco A, do Restaurante Universitário, dos Laboratórios 1, 2 e 3, do Bloco de Professores e do Complexo Hospitalar Veterinário.

O diretor do Campus Realeza, professor Antônio Marcos Myskiw, explica os motivos que levaram a adoção das medidas: "Esta ação justifica-se, a título de exemplo, devido a casos em que houve ataque de cães a pessoas e a outros animais comunitários; a necessidade de constante limpeza dos espaços internos dos prédios quando do período de chuvas; e o aumento do número de animais comunitários no Campus".

Orientações buscam evitar a entrada e a permanência dos animais no interior dos prédios (Ariel Tavares/UFFS)

O documento também orienta que a comunidade acadêmica evite dar alimento aos animais e não os convidem para entrar no interior dos prédios. Também há o reforço para que, quando os animais forem avistados nos espaços internos do Campus, sejam retirados sem o uso de violência física.

Ainda, segundo o memorando, "os animais comunitários, apesar de não terem 'proprietários' definidos, estabeleceram vínculos de afetos e dependência com membros da comunidade acadêmica e, com isso, constituíram um espaço de vivência/residência. Não é do interesse da UFFS e do Campus Realeza possuir ou manter animais comunitários dentro dos distintos espaços do Campus, mas enquanto não forem adotados, entendo que é possível conviver com eles seguindo os regramentos que discorrem sobre a saúde e bem-estar animal, humana e ambiental.