Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos são destaques em Congresso sediado no Campus Realeza
III Congresso Internacional de Memória & Formação Docente contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas.

Publicado em: 09 de setembro de 2019 15h09min / Atualizado em: 09 de setembro de 2019 15h09min

As temáticas envolvendo diversidade, inclusão e direitos humanos deram a tônica do III Congresso Internacional de Memória & Formação Docente (CIMFor) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Iniciado no dia 4 de setembro, o evento contou com aproximadamente 150 participantes, sendo a finalização das atividades na última sexta-feira (6), quando foram apresentados 62 trabalhos.

A importância da inclusão na formação docente foi destaque no minicurso sobre atendimento da pessoa com deficiência visual, o qual foi ministrado pelos professores do Centro de Apoio Pedagógico na Área de Deficiência Visual, vinculado ao Núcleo Regional de Educação do Paraná (NRE). Nele, os participantes aprenderam diferentes abordagens pedagógicas para o atendimento de alunos cegos ou com visão reduzida, como a escrita e a leitura em Braile. Na palestra da professora Cleusa Ines Ziesmann (UFFS/Cerro Largo) também foram apresentados relatos e outras formas de inclusão para as pessoas com deficiência na educação básica.

Aspectos sobre a formação de professores, como bilinguismo, Programa Escola Intercultural de Fronteira (PEIF), diálogo intercultural, novas tecnologias, assim como a importância dos direitos humanos também foram discutidos durante as palestras e na realização de cinedebate. Foram convidados os professores Alfredo Andres Villalba (Instituto de Política Linguística – Argentina), Fábio de Souza Alves (IFPR/Campus Capanema) e os professores do Campus: Realeza Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Sérgio Roberto Massagli, Antonio Marcos Myskiw, Odair Eduardo Geller e Emerson Martins.

A temática relacionada a diversidade permeou vários debates, mas concentrou-se nas falas das professoras Sônia Marques (UNIOESTE/Francisco Beltrão) e Renata Orlandi (UFSC/Blumenau). As palestras abordaram questões de gênero, a construção dos gêneros feminino e masculino na sociedade, relações étnico-raciais, alteridade, violência doméstica, feminicídio e estratégias de intervenção no contexto escolar.

A finalização das atividades, na última sexta-feira (6), reuniu professores e acadêmicos nas apresentações de trabalhos. Foram realizadas 62 apresentações nas modalidades relato de experiência e pesquisa.

Galeria de Imagens: