Encontro de Videocirurgia do curso de Medicina Veterinária da UFFS recebe cerca de 30 pessoas
Evento contou com a participação de estudantes e profissionais médicos veterinários das cidades de Pato Branco, Realeza, Cascavel e Chapecó-SC.

Publicado em: 01 de julho de 2019 15h07min / Atualizado em: 02 de julho de 2019 09h07min

Entre os dias 26 e 28 de junho, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu o 1º Encontro de Videocirurgia do Sudoeste do Paraná. O evento contou com a participação de estudantes e profissionais médicos veterinários das cidades de Pato Branco, Realeza, Cascavel e Chapecó-SC. Cerca de 30 pessoas acompanharam as palestras organizadas pelo Projeto de Extensão em Serviço de Clínica Cirúrgica da Unidade Hospitalar Veterinária Universitária da UFFS, em parceria com o Diretório Acadêmico (DAMVET).

O evento buscou discutir aspetos básicos da técnica de videocirurgia, apresentando instrumentos, equipamentos, procedimentos, protocolos anestésicos e aplicações. Alguns casos clínicos também foram enfatizados, como castrações de fêmeas, videocirurgias torácicas, monitoramento de doenças, entre outros. As palestras foram proferidas pelas professoras da UFFS Fabíola Dalmolin e Gabrielle Coelho Freitas, além de Maurício Veloso Brun, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Bernardo Nascimento Antunes, mestrando da UFSM.

Maurício Veloso Brun, professor da UFSM,  apresentou casos clínicos de videocirurgias torácicas (Ariel Tavares/UFFS)

A professora Fabíola Dalmolin cita algumas vantagens dessa modalidade cirúrgica que está ganhando espaço na Medicina Veterinária. “As vantagens são muito semelhantes às da técnica aplicada na área de Medicina. Dessa forma, na área Veterinária, os animais recuperam-se mais rapidamente, o que diminui o tempo de hospitalização, há menor trauma tecidual, menor sangramento, diminuindo o risco de infecções”, detalhou.

Entre os participantes das palestras, os médicos veterinários Bruno Mayer, de Pato Branco, e Fabio Paradizo de Mello, de Chapecó-SC, elogiaram a qualidade das atividades. “O evento trouxe muitas atualidades e profissionais importantes da área de videocirurgia. Já atuei nessa área. Quando for possível adquirir os equipamentos, farei uso das técnicas”, destacou Bruno. “Já faço videocirurgia há um ano e estou buscando cada vez mais conhecimento”, completou Fabio.

Fabíola Dalmolin, professora da UFFS,  falou sobre algumas vantagens dessa modalidade cirúrgica na Medicina Veterinária (Ariel Tavares/UFFS)

O professor da UFSM Maurício Veloso Brun destacou a importância do evento para os futuros médicos veterinários e profissionais formados. “São muitas as possíveis aplicações da videocirurgia, até mesmo grande parte das cirurgias convencionais podem ser realizadas por esse método. O evento apresenta aos alunos da Graduação um contato inicial com procedimentos diferenciados que podem trazer vantagens aos pacientes e para quem já está no mercado, atuando, também é uma forma de se atualizar e trazer esse tipo de acesso cirúrgico para sua rotina”, comentou.