Grupo de Extensão G#DOIS convida para debate no Dia do Orgulho LGBTI+
O evento será nessa sexta-feira (28), às 19 horas, no Auditório do Bloco dos Professores.

Publicado em: 28 de junho de 2019 09h06min / Atualizado em: 28 de junho de 2019 10h06min

O Grupo de Extensão Diversidade, Orientação e Educação Sexual (G#DOIS) convida a comunidade acadêmica para a mesa redonda intitulada “Direitos Humanos e Cidadania: são para todos?”. O debate marca o Dia do Orgulho LGBTI+, celebrado mundialmente no dia 28 de junho. O evento será nesta sexta-feira (28), às 19 horas, no Auditório do Bloco dos Professores.

Para o debate, foram convidados Marcel Jeronymo Lima Oliveira – advogado, militante e membro-consultor da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero e da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero, ambas da OAB Paraná; e Bruno Lima – também advogado, especialista em Direito Criminal e Família, pesquisador nas áreas de Direito Homoafetivo e Imigrações e bacharelando em Ciência Política.

Sobre o Dia do Orgulho LGBTI+

O Dia do Orgulho LGBTI+ foi criado devido a um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969, quando os frequentadores do bar Stonewall Inn revoltaram-se contra uma série de batidas policiais. O bar servia de ponto de encontro informal para a comunidade LGBTI+ e permanecia aberto, naquela época, com o pagamento de propina às autoridades locais. Entretanto, mesmo com suborno, as batidas policiais e as agressões aos frequentadores eram comuns.

Para lembrar o enfrentamento e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito, no ano seguinte, foi organizada a 1ª Parada do Orgulho LGBT. Hoje, as Paradas acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.