I Semana Acadêmica de Letras supera expectativas

Publicado em: 03 de novembro de 2011 11h11min / Atualizado em: 07 de março de 2017 14h03min

A I Semana Acadêmica de Letras, ocorrida entre os dias 13 a 15 de outubro, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza superou as expectativas.  O evento  contou com  uma expressiva participação dos acadêmicos da UFFS e também de outras instituições, principalmente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), além de professores da rede estadual e municipal.

A semana acadêmica abriu com duas mesas-redondas, a primeira com o  tema “Ensino de Língua e Literatura Hispânicas”, coordenada pelos professores Marcos Silva e Ana Carolina Pinto, tendo como convidada a professora do curso de Letras da UFFS – Campus Chapecó, Alejandra Rojas, e a segunda, com a temática “A literatura em diálogo com outras artes”, coordenada pelos professores Sergio Roberto Massagli e Saulo Gomes Thimóteo, tendo como convidado o professor  Antonio Donizeti da Cruz, da Unioeste.

No dia seguinte, o professor Emílio Gozze Pagotto, da Universidade de São Paulo (USP) palestrou sobre o tema “Diversidade Linguísitca e Ensino de Língua Materna”. Na sequência, os professores Ciro Damke e Clarice Nadir Von Borstel, na mesa coordenada pelo professor Clóvis Alencar Butzge, trabalharam com o tema “Sociolinguística e Ensino”.

No sábado,  a  mesa foi coordenada pela professora Luciana Vinhas e contou com a presença das professoras Cristina Rodrigues, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), e Mirian Schröder, da Unioeste. Neste dia também foram oferecidas três oficinas: “Ensino de língua – mil faces e muito mais desafios” com o professor Emílio Gozze Pagotto; "Leitores do sertão: as leituras de contos de Guimarães Rosa"com o  professor Saulo Gomes Thimóteo e "Tópicos especiais em metodologia de ensino" com o professores Ana Carolina Teixeira Pinto e  Marcos Silva.

Ana Carolina Teixeira Pinto, coordenadora do evento juntamente com Sabrina Casagrande, ressaltou o excelente nível dos palestrantes. Para Ana, durante a semana acadêmica foi possível estabelecer um diálogo entre profissionais da mesma área  mas  que atuam em diferentes regiões do país.

Durante a programação, além de palestras, mesas-redondas e oficinas, os participantes  puderam conferir a intervenção artística “Entre tu verdad más honda y yo: I’m a walking clichê”, apresentada pelo Grupo Teatral La Broma da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza.

O trabalho do grupo faz parte das atividades do Projeto de Extensão Língua e Cultura Hispânica coordenado pelos professores  Ana Carolina Teixeira Pinto e  Marcos Silva, e contou com a colaboração da professora Renata Orlandi.