III Congresso Internacional de Memória e Formação Docente recebe trabalhos até dia 23 de agosto

Publicado em: 13 de agosto de 2019 14h08min / Atualizado em: 19 de agosto de 2019 16h08min

Entre os dias 4 e 6 de setembro, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove o III Congresso Internacional de Memória & Formação Docente (CIMFor). Além de palestras e minicursos, o evento também oportuniza o envio de trabalhos, prazo que foi ampliado para o dia 23 de agosto.

Para a submissão de trabalhos, serão aceitas apresentações orais e de pôsteres, nas modalidades relato de experiência e pesquisa. São 11 eixos temáticos, dentre os quais linguagens, docência, formação, inclusão, diversidade e didática. As inscrições devem ser realizadas no site do evento: www.cimfor.com.br, onde também estão descritas as orientações para submissão e formas de pagamento.

O valor das inscrições para a submissão de trabalhos varia de R$ 25 a R$ 50, de acordo com o público: alunos de Graduação ou de Pós-Graduação, pesquisadores e demais interessados: R$ 25; professores da Educação Básica: R$ 30; professores de Instituições de Ensino Superior: R$ 50. Alunos de Escola Básica têm inscrição gratuita.

Sobre o evento

Nesta edição, o evento tem como temática “Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos”, trazendo minicursos na área de Educação Inclusiva e debates sobre a formação de professores, qualidade da educação pública, direitos humanos e diversidade. A organização das atividades é do Grupo de Pesquisa “(Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores” (TRIPEC) da UFFS – Campus Realeza.

O objetivo é a promoção de um espaço dialógico para a reflexão acerca dos desafios históricos, socioculturais e geopolíticos da formação profissional docente e de áreas multidisciplinares nas regiões de Fronteira Sul.

A inscrição para ouvintes deve ser realizada também pelo site do evento: www.cimfor.com.br, até o dia 4 de setembro. O valor da inscrição é de R$ 20, independentemente do público. Alunos da Escola Básica têm inscrição gratuita.

Confira a programação:

04/09 (Quarta-feira)

13 às 15h – Credenciamento

14h – Minicurso sobre Educação Inclusiva: Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP)

Ministrantes: Analice Scalssavara Comim; Josiani Aparecida Vieira Brenner; Lia Mara Soster

19h30 – Abertura oficial do evento

Palestra de abertura: Formação de Professores e Direitos Humanos

Palestrante convidado: Prof. Andres Villalba

05/09 (Quinta-feira)

19h – Mesa-redonda: Diversidade e Formação de Professores

Temática: Educação para as relações étnico-raciais – Profª. Dra. Sônia Marques (UNIOESTE/Francisco Beltrão)

Temática: Sexualidade e Formação de Professores – Profª. Dra. Renata Orlandi (UFSC/Blumenau)

Temática: Inclusão de pessoas com deficiência – Profª. Dra. Cleusa Ines Ziesmann (UFFS/Cerro Largo)

06/09 (Sexta-feira)

14h – Mesa-redonda: Formação de professores, gestão escolar e qualidade da educação pública

Membros da Mesa: Prof. Dr. Almir dos Santos (UFFS – Erechim); Prof. Dr. Valdecir Soligo (UNIOESTE – Cascavel)

Mediador: Prof. Dr. Gilson Luís Voloski (UFFS – Realeza).

19h – Comunicações: relatos de experiência; relatos de pesquisas; pôsteres e apresentações orais.

21h – Encerramento do Evento