Inscrições para participação em oficinas do Diversa, em Realeza, seguem até esta sexta-feira (28)
Evento reúne a realização do VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), da VIII Jornada de Iniciação Científica (JIC) e do III Encontro Acadêmico das Licenciaturas (EALic)

Publicado em: 25 de setembro de 2018 14h09min / Atualizado em: 26 de setembro de 2018 08h09min

O Campus Realeza já está com inscrições abertas para participação nas oficinas ofertadas durante a VIII Semana do Diversa. O evento será entre os dias 15 e 19 de outubro e reúne a realização do VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), a VIII Jornada de Iniciação Científica (JIC) e o III Encontro Acadêmico das Licenciaturas (EALic).

Os interessados em participar das atividades devem realizar a inscrição até esta sexta-feira (28), no site oficial do evento. Boa parte das oficinas são gratuitas e abertas ao público em geral, com exceção dos minicursos de gastronomia que têm custo variado de R$20 a R$25.

De acordo com a organização do evento, "as atividades foram pensadas e organizadas com o objetivo de contemplar áreas de conhecimento relativas a todos os cursos de Graduação do Campus Realeza, além de oferecer atividades com temas variados, como gastronomia, artes marciais e reiki".

VIII JIC

E neste ano o Campus Realeza é sede da Jornada de Iniciação Científica da UFFS. Promovido pela Diretoria de Pesquisa (DPE/PROPEPG) em conjunto com as coordenações adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação (CAPPGs) dos campi, o evento reúne os resultados de projetos de pesquisa de estudantes bolsistas (UFFS/FAPESC/CNPq/FAPERGS/Fundação Araucária) vinculados ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT) da UFFS e de estudantes bolsistas de outras Instituições de Ensino Superior (IES).

As atividades da VIII JIC serão realizadas nos dias 16 e 17 de outubro e contam com apresentações orais dos trabalhos, exposição de trabalhos em formato de banners, palestras, workshops, atividades culturais, cerimônia de premiação – Jovem Pesquisador, entre outras.

A abertura oficial será no dia 16 de outubro, às 14h30, com a palestra “Educação, ciência, tecnologia e inovação no Brasil frente a um mundo globalizado”, ministrada pela professora Helena Bonciani Nader, da Unifesp. A pesquisadora é presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), título concedido a pessoas de notável saber que hajam prestado relevantes serviços à causa da Ciência.

VIII SEPE

As produções de cunho científico desenvolvidas por estudantes de Graduação e Pós-Graduação e professores da UFFS serão apresentadas durante o VII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), evento inserido na Semana do Diversa. As apresentações orais dos trabalhos estão marcadas para o dia 18 de outubro, durante a manhã, tarde e noite, nas salas de aula do Bloco A.

III EALic

Nesta terceira edição do Encontro Acadêmico das Licenciaturas do Campus Realeza serão promovidas duas palestras para o dia 15 de outubro. As atividades foram organizadas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP).

A primeira sobre "A educação inclusiva e os desafios na formação de professores", temática que será abordada pela professora Aline Keryn Pin, da UTFPR – Toledo. A palestra inicia às 14h e será realizada no Auditório do Bloco A.

O segundo momento abordará a "Formação de professores e o cenário atual", palestra que será ministrada pela professora Danise Vivian, da UNIVATES – Porto Alegre. O evento será às 19h30, no Auditório do Bloco A.