Live do Campus Realeza esclarece dúvidas da comunidade acadêmica sobre retomada das atividades letivas suspensas

Publicado em: 10 de setembro de 2020 10h09min / Atualizado em: 10 de setembro de 2020 13h09min

Buscando esclarecer dúvidas da comunidade acadêmica sobre a retomada das atividades letivas suspensas, a equipe diretiva do Campus Realeza promoveu, na noite desta quarta-feira (9), uma live com a participação das coordenações de curso, Assessoria de Assuntos Estudantis e representações discentes. A transmissão foi realizada pelo canal da Assessoria de Comunicação UFFS – Campus Realeza, no YouTube e chegou a registrar 300 acessos simultâneos.

Um dos pontos ressaltados foi a aprovação do Calendário Acadêmico Especial Unificado, pelo Conselho Universitário da UFFS. Pela Resolução nº 41/CONSUNI/UFFS/2020, as datas de retomada e de final do semestre letivo 2020.1 serão, respectivamente, dia 21 de setembro de 2020 e dia 30 de janeiro de 2021. Em Realeza, os 80 dias letivos exigidos para a conclusão do semestre especial serão ofertados de acordo com o Calendário, ou seja, as atividades letivas serão iniciadas a partir do dia 21 de setembro, conforme definição dos colegiados de cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Vídeo tem duração de três horas e acumula até as 10h, desta quinta (10), um total de 917 visualizações e 90 curtidas

As atividades letivas serão retomadas de maneira remota, seguindo as determinações do nível 5 de segurança operacional estabelecido pelo Conselho do Campus Realeza (Resolução Nº 27/CONSC RE/UFFS/2020). Para definição do nível, que varia entre 1 (risco baixíssimo) até 5 (risco altíssimo), foi apresentada a Matriz de Indicadores (Resolução Nº 26/CONSC RE/UFFS/2020). Nela são considerados oito fatores, que representam três dimensões de avaliação: 1) Epidemiológica; 2) Capacidade do sistema de saúde pública local; e 3) Vulnerabilidade da comunidade acadêmica.

Os coordenadores dos cursos de Graduação também apresentaram as definições sobre quais Componentes Curriculares (CCRs) serão ofertados, além de outras orientações de como serão organizadas as aulas remotas, que podem ser ministradas de forma síncrona (atividades on-line com interação entre professor e aluno em tempo real) e assíncronas (atividades que não requerem interação em tempo real). A partir dos 45 minutos e 22 segundos do vídeo, inicia a fala dos coordenadores sobre o tema.

A Assessoria de Assuntos Estudantis trouxe mais explicações sobre o processo seletivo para inclusão digital, definido pelo Edital nº 479/GR/UFFS/2020. As inscrições podem ser realizadas até esta quinta-feira (10), com preenchimento e submissão de formulário no sistema Moodle Acadêmico.  A ação tem o objetivo de conceder auxílio financeiro e acesso ao programa “Alunos Conectados”, via RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa /MEC), para viabilizar acesso às aulas remotas, iniciadas no semestre especial, aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, enquanto perdurar a pandemia de Covid-19.

O vídeo completo com a “Live para a retomada das atividades do Campus Realeza” pode ser acessado no canal da Assessoria de Comunicação UFFS – Campus Realeza, no YouTube. O vídeo tem duração de três horas e acumula até as 10h, desta quinta (10), um total de 917 visualizações e 90 curtidas.

Datas importantes

Foi ressaltada na reunião a questão  dos prazos para ajuste de matrícula, inclusão extraordinária de disciplinas (CCRs), solicitação de cancelamentos, trancamentos, validação de CCRs, colação de grau, transferência interna, transferência externa, retorno de aluno, entre outros prazos.

Segundo a Resolução Nº 41/CONSUNI/UFFS/2020, que define o Calendário Acadêmico Especial Unificado, os prazos são:

11 a 16/9 – Período de solicitação de ajuste de matrícula / Aluno, via portal.

17/9 – Análise dos pedidos de ajuste / DRA.

21/9 – Retomada do semestre 2020.1.

21 a 28/9 - Período para inclusão extraordinária de CCR / Aluno, via portal.

28/9 a 16/10 - Período de solicitação de cancelamento de CCR / Aluno, via portal.

Até 23/10 – Período de solicitação de trancamento de matrícula / Aluno.

13 a 23/10 - Período de solicitação de validação de CCR / Aluno.

3 a 13/11 - Período de solicitação de validação de ACC (exclusivamente alunos prováveis formandos de 2020.1) / Aluno.

16/11 a 4/12 - Período de solicitação de colação de grau pelos prováveis formandos / Aluno, via portal.

30/11 - Publicação dos editais para o Processo Seletivo de Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS, Transferência Externa e Retorno de Graduado.

01 a 10/12 - Período para inscrição para o Processo Seletivo de Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS, Transferência Externa e Retorno de Graduado.

30/01/2021 – Final de semestre letivo.

01/02/2021 – Data limite para encerramento dos diários de classe on-line / Professor, via Portal.

25/01 a 5/02 - Prazo final para protocolo de solicitação de validação de atividades como ACCs, validação de CCRs e entrega de documentação para prováveis formandos 2020.1.