Nota Oficial – Animais errantes nas imediações do Campus Realeza

Publicado em: 23 de fevereiro de 2021 13h02min / Atualizado em: 23 de fevereiro de 2021 15h02min

A Direção do Campus Realeza manifesta preocupação sobre relatos de pessoas vítimas de ataques caninos nas imediações da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. A Instituição entende que é notória a circulação de vários animais errantes, ou seja, aqueles que vagam pelas ruas livremente em diferentes pontos da cidade de Realeza e a UFFS, inevitavelmente, é mais um desses locais.

A Direção esclarece que a Instituição não tem sob sua tutela nenhum cão e que orientou a comunidade acadêmica quanto a evitar ameaçar, provocar ou se aproximar dos animais, bem como a proibição de circulação, do fornecimento de alimentação e abrigo de animais dentro do Campus Realeza.

Nesse mesmo sentido, foram desenvolvidas campanhas com a comunidade acadêmica para adoção responsável no ano de 2019. Na ocasião, os quatro cães que circulavam no interior do Campus foram adotados por meio campanhas organizadas pela Direção do Campus Realeza.

Também é importante esclarecer que a UFFS investiu no cercamento da área da Universidade como medida preventiva, além de atender uma necessidade do Hospital Veterinário Universitário da UFFS, garantindo a segurança dos animais em tratamento no local.

Ademais, a UFFS reforça e orienta que qualquer vítima de ataques de animais em situação de abandono busque a equipe de saúde do município para avaliação médica, e também, quando possível, realize o registro do boletim de ocorrência para reportar os fatos.

A Direção do Campus Realeza entende que o problema de animais errantes na cidade de Realeza é de saúde pública e também busca contribuir com o governo municipal para a construção de soluções afim de minimizar esse problema.