Nota oficial - Animais no Campus Realeza

Publicado em: 22 de abril de 2019 15h04min / Atualizado em: 22 de abril de 2019 15h04min

Nas duas últimas semanas vários discentes, técnicos e docentes têm feito relatos da presença de cães dentro do Campus Realeza. Para além do avanço sobre veículos (bicicletas, motos e carros) nas áreas de circulação, os cães avançaram em algumas pessoas resultando em ferimentos. Tal situação e o risco de novos ataques merecem cuidados. 

A Direção do Campus Realeza informa que apenas o “Muthley” e a “Cacau” (coleira vermelha) são considerados “cães comunitários” e ambos têm sido cuidados, alimentados, castrados e vacinados mediante auxílios da comunidade acadêmica do Campus Realeza. Os demais cães, aparentemente, foram “abandonados” nas imediações do Campus, cabendo ao Poder Público Municipal o recolhimento, a guarda e a alimentação dos mesmos, após recebimento da notificação encaminhada por meio de Ofício.

Quanto aos cães que se encontram no Campus, exceto os “cães comunitários” acima informados, orienta-se para:

1- não fornecer alimentos e abrigo aos cães, pois são motivos de sua permanência no Campus;
2- não se aproximar dos cães devido ao alto risco de ataques;
3- não provocá-los ou ameaçá-los;
4- em caso de ataque, com ou sem ferimento, a vítima deverá entrar em contato com a equipe diretiva do Campus Realeza, para os devidos registros. Em havendo ferimento, a vítima será encaminhada para atendimento médico, elaboração de laudo médico e vacinação;

Nos próximos dias (assim que se conseguir voluntários), os dois cães comunitários do Campus Realeza receberão abrigo temporário em outro local. Com isso, haverá efetiva interrupção de alimentação de cães no Campus, obrigando aqueles que vagam no entorno dos prédios a buscar alimentos e moradia em outro local. Acredita-se que, com essa ação, sem descuidar das legislações que tratam do bem-estar animal, se consiga dar o devido tratamento à situação.

Contamos com o cuidado, o zelo e a colaboração de todos.

Direção do Campus Realeza